Na última terça-feira (12), iniciou a Feira do Peixe Vivo da Semana Santa em Caxias do Sul. A comercialização ocorre na Praça Dante Alighieri, na Rua Sinimbu. Para este ano, a expectativa dos piscicultores é que a comercialização dos peixes chegue próximo aos 30 mil quilos.
A feira ocorre até o final da tarde desta quinta-feira (14), tempo suficiente para que os caxienses passem no local e garantam seu peixe fresco para a Sexta-Feira Santa. De acordo com o piscicultor Sérgio Perini, morador da 2ª Légua, as vendas estão superando as expectativas e, com os frutos de todo o trabalho, ele comenta sobre o processo de cuidados com os peixes até a venda.
“Nós largamos os alevinos no açude, tem que deixar uns 2 ou 3 anos. Quando eles estão prontos, a gente faz a despesca e prendemos eles nos tanques de redes para poder pegar com maior facilidade, e, após isso, trazemos aqui na Feira, onde o movimento está bom, melhor do que esperávamos” ressaltou.
Na tenda do Sérgio os caxienses podem escolher entre Carpa-Capim, Carpa-Prateada, Carpa-Húngara, Carpa-Cabeça Grande, Bagre e Jundiá.
De tantas opções, os clientes podem ficar com dúvida de qual escolher. O piscicultor Ronei Perini, também morador da 2ª Légua, destaca o peixe mais procurado por quem vai a Feira.
“Hoje a tendência seria o Bagre, pois o pessoal está falando bastante para dar às crianças um peixe com menos espinhos, e ele é um peixe muito bom. O segundo mais vendido é a Carpa-Capim, pois vive mais na natureza“, finalizou.
Para quem quiser apreciar uma carne de peixe neste feriado, acompanhada de uma boa bebida, quem for à Praça, também encontrará um bom vinho caxiense. A comercialização encerra nesta quinta-feira (14). A Feira inicia às 08h, com término às 18h, porém, conforme o movimento e a quantidade de peixes ainda disponíveis, o horário pode se estender.
A Rua Sinimbu encontra-se, com a parte dedicada ao estacionamento, bloqueada, porém mesmo com a grande movimentação de pessoas e de caminhões (os quais transportam os peixes), o fluxo na via é considerado tranquilo.