Esportes

Caxienses disputam campeonato de Tiro ao Prato nos Estados Unidos

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


Até o dia 13 de agosto, um grupo de quatro atiradores do Clube Caxiense de Caça e Tiro (CCCT), participa do 123º Grand American World Trapshootin Championship, disputado nos Estados Unidos. Esta é uma das principais competições do mundo da modalidade, reunindo atletas de inúmeros países.

A representação caxiense é formada por integrantes da Equipe de Trap Americano CCCT. São 21 atletas no total que participam dos treinamentos, contando com o financiamento da Prefeitura e Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL).

Alcançando posições de destaque, o Clube busca a divulgação da cidade e da modalidade como uma prática baseada em princípios éticos e ecológicos, respeitando todos os regulamentos de segurança.

O Grand American World retorna depois da parada devido à pandemia. No caso do CCCT, a última participação havia ocorrido em 2018. Neste ano, a organização contabilizou mais de 7 mil inscritos, dos quais em torno de 45 brasileiros.

A equipe conta com o diretor de Trap, Clerio Luiz Greseli, Davi Esgorla, Giovanni Pacheco e Francisco Nery da Silva. Os três primeiros são da categoria sênior, e o último da categoria veteranos.

O QUE É O TRAP

O Trap é uma modalidade de tiro ao prato onde os atiradores ocupam uma pedana com cinco postos, distantes 2,74m um do outro, em um arco de círculo, e atiram em pratos de 11cm de diâmetro utilizando espingardas de calibre 12, com cartuchos de chumbinho.

Nessa modalidade, é permitido apenas um disparo por prato lançado e este só sai após a chamada pelo atirador, que já deverá estar com a arma empunhada.

Os pratos são lançados a partir de uma máquina abrigada em uma casamata que está a aproximadamente 15m de distância da pedana, atingindo uma velocidade em torno de 60km/h.