Caxias do Sul

Caxienses devem gastar em média R$ 390 com presentes de Natal

Membros do CDL divulgaram na manhã desta quarta-feira (18) os resultados da pesquisa de intenção de compra do caxiense (foto: Ricardo Gatelli/Grupo Rscom)
Membros do CDL divulgaram na manhã desta quarta-feira (18) os resultados da pesquisa de intenção de compra do caxiense (foto: Ricardo Gatelli/Grupo Rscom)

Uma pesquisa realizada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) aponta que 79,49% dos caxienses devem ir às compras no período de Natal. Ainda conforme os dados apresentados pela entidade empresarial, os consumidores vão gastar em média R$ 390,34 com os presentes. Os números foram apresentados na manhã desta quarta-feira (19).

Neste ano, 94% dos consumidores preferiram adquirir os presentes em lojas físicas, contra apenas 6% das lojas virtuais. A maior parte dessas compras (53%) deve ser paga em dinheiro, enquanto o cartão de crédito será a forma de pagamento de 34% dos entrevistados. A pesquisa também revela uma mudança de comportamento no consumidor, mostrando que 24% dos compradores optou por parcelar em 2 vezes, 23% escolheu pagar em três vezes e apenas 0,76% dos consumidores disseram ter a intenção de pagar as compras em 12 parcelas. O motivo apontado para este comportamento é o medo do consumidor devido à instabilidade econômica que o país vive, conforme o Gerente Administrativo Financeiro, Carlos Alberto Cerveri.

Os consumidores devem presentear, principalmente, a família (filhos, sobrinhos, pais, netos, irmãos) em um total de 63%, logo atrás vem os companheiros/namorados com 20,04% como principais pessoas a serem presenteadas. Os objetos prediletos são brinquedos (24,07%) e vestuário (35,81%). Os equipamentos eletrônicos e smartphones ficaram com 4,89% das intenções de compra, percentual baixo devido a Black Friday realizada pelo comércio no mês de novembro, como afirma o Vice-Presidente de Benefícios e SPC, Micael Canuto.

Uma das preocupações da CDL está no engamento das pessoas com a data, uma vez que 48% dos entrevistados disse não estar no clima natalino. Para o vice-Presidente de Tecnologia e Inovação, Eduardo Colombo, é preciso melhorar a atuação do comércio para trazer os consumidores para o clima de natal. Ele reconhece que, em comparação com 2017, a decoração da Praça Dante Alighieri, por exemplo, está muito melhor, o que já reflete no comércio.