O casal de atletas de Caxias do Sul, Rafael Santos e Andreia Canale subiram ao podium na categoria mista pelo Campeonato brasileiro de Beach Tennis durante a 1ª Copa do Mundo de Beach Tennis no Rio de Janeiro. O evento ocorreu nos dias 4 a 10 de outubro, em Copacabana.
Eles foram apoiados pela Vairo Brasil, com sede também na cidade gaúcha, marca de Beach Tennis consolidada no país, com vestuário e materiais esportivos.
Rafael de 39 e Andreia de 34 anos, ele educador físico há 20 anos e ela do setor administrativo de uma academia de Caxias, começaram o esporte de forma despretensiosa. Primeiro ela começou a praticar o esporte junto a academia Bohrer Sports – atualmente única academia que trabalha com a modalidade no município- e levou o companheiro. Em virtude da pandemia eles acabaram se dedicando ao esporte e começaram então a participar de torneios.
Para Rafael, “A gente está bem animado, até porque a nível regional a gente tem tido um bom destaque, dentro da nossa categoria, que a gente joga e é mais pela experiência, pois é uma experiência completamente inovadora. Nós estaremos com os maiores jogadores de beach tênis do mundo”.
Conforme o educador, este esporte é um dos que mais cresce no mundo e segue crescendo principalmente no Brasil. Em Caxias do Sul deve ser inaugurada ainda neste ano a maior arena de Beach Tênis do mundo, com relação a número de quadras, pela academia Engenharia do Corpo.
O atleta também conta que a experiência foi fantástica, embora os jogos competidos tenham sido muito difíceis. “Quase todos os jogos foram decididos no detalhe pouca diferença de ponto a ponto, 90% dos nossos jogos foram decididos no tie-break. Nossa principal dificuldade foi o nível técnico das duplas, a segunda foram as condições climáticas, aqui a gente treina em ambientes internos, lá não, então pegamos sol, chuva, vento.”
A dupla também deixa uma mensagem de incentivo a atividade física. “O ser humano é movido a desafios e isso é uma coisa muito importante que a gente batalhe e vá atrás de praticar algum esporte e tentar se desafiar. O esporte é fantástico e seja qual for, eu acho que as pessoas devem praticar uma atividade principalmente agora que a gente passa por uma pandemia e vê a importância de se fazer atividade física para a qualidade vida. Deixamos essa mensagem para que o pessoal busque praticar atividade física, não só para competições mas para se desafiar e tentar melhorar sua qualidade de vida.”