Cansado de ver a caixa de correspondência abarrotada de propaganda política, um morador do bairro Cidade Nova, em Caxias do Sul, tomou uma medida incomum nesta época de eleição.
Jairí Tomazzoni, 60 anos, confeccionou uma placa com a seguinte inscrição: “Proibido Colocar Lixo Eleitoral”. Com a placa, ele espera diminuir ou eliminar o número de santinhos e panfletos que tem recebido diariamente em sua residência.
“A impressão é de que eles resolvem largar toda a propaganda na primeira caixa de correio que encontram. Tem dias em que não sobra espaço para as correspondências importantes, como as contas. É muito panfleto.”, assinala.
Tomazzoni, que é marceneiro, disse que a ideia já é antiga e teria surgido durante uma conversa com sua família. Foi o próprio trabalhador quem fez a placa em sua marcenaria. Ele garante que já tem sua preferência política e não é um panfleto que vai faze-lo mudar de ideia. O homem também avalia atual momento político e afirma que muitas das propagandas não se aproveita nada.
“Hoje em dia se o candidato é bom, ele não precisa de tanta propaganda ou panfleto. Da maioria que está aí só se salva uns três ou quatro, infelizmente”, lamenta.