A amazona Vitória Rizzi de Almeida e o cavalo Apollo Sotrima Fedrizzi Seguros, de Caxias do Sul, alcançaram mais um grande campeonato, e desta vez, a nível nacional. A dupla integra uma equipe com mais três atletas, de Porto Alegre, que conquistou o vice-campeonato Brasileiro de Amazonas, que ocorreu de 16 a 19 de novembro, em Curitiba. A equipe representou a Federação Gaúcha dos Esportes Equestres (FGEE). Vitória e Apollo foram destaques também na competição estadual, em outubro, que garantiu a vaga no nacional.
Para a jovem de 21 anos, é uma honra representar a cidade de Caxias do Sul, bem como a Hípica da Serra, o palco principal de treinos com o Apollo “Dentre tantos atletas ótimos que temos no nosso estado, ser chamada para representar a federação gaúcha, foi uma honra enorme. Foi literalmente um passo a mais dizendo que “estamos no caminho certo”. Assim como será agora na copa do Brasil também! Me senti lisonjeada em receber este compromisso e honra-lo da melhor performance possível. Nos mantivemos invictos e trouxemos o título de vice-campeões brasileiros por equipe no ano de 2023”.
Junto com Vitória, estavam também três atletas portoalegrenses, sendo Luma Spina, Maria Eduarda Sampaio e Bruna Fischer. Além da conquista do vice-campeonato, Vitória e Apollo também trouxeram para a Serra Gaúcha o bronze individual, disputado no sábado, dentre 107 conjuntos. E foram para a final do brasileiro, como top 10 do Brasil.
“A mensagem que deixo aqueles que vibram e torcem incansavelmente por mim, é especialmente obrigada. A força que recebo em forma de mensagens positivas, carinho e incentivo, daqueles que torcem verdadeiramente por nós, eu e meu Apollo Sotrima Fedrizzi Seguros, são o que mais me dão gás para seguir em frente. Aos meus patrocinadores Sotrima Agricola e Fedrizzi Seguros, que mesmo distantes fisicamente, me mandam mensagens de apoio em todos os campeonatos. A minha família, incansavelmente, me motivam e acompanham em todos os lugares do mundo. Todas conquistas, são nossas! Todos fazem parte disso. Se não tem um, faz muita falta!”, ressalta Vitória, como mensagem de agradecimento.
A jovem também agradeceu a professora Anette Titton De Carli e a equipe da Hípica da Serra, os tratadores, ferreiros, cuidadores, todo apoio e cuidados com o Apollo. Também ao veterinário, Fernando Munhoz que acompanha, torce e auxilia a todo instante.
Agora, a dupla se prepara para a próxima competição nacional, a Copa do Brasil, que ocorrerá no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo. O campeonato acontecerá de 14 a 17 de dezembro, sendo que Vitória e Apollo representarão novamente seus patrocinadores e a FGEE. Nesta etapa, serão apenas dois representantes de cada estado por categoria, e a dupla foi selecionada, em primeiro lugar, para saltar na competição.
Fotos: CLAC e arquivo pessoal