
O Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) Região Uva e Vinho inicia um novo ciclo com a posse de Vicente Homero Perini Filho como presidente e de Mateus Guilherme Zanotto como vice-presidente. Eleitos por aclamação, os dirigentes vão conduzir a gestão no período de 2026 a 2029, sucedendo Marcos Antonio Ferronatto e Gabriele Carina Piccoli, que estiveram à frente do sindicato entre 2022 e 2025.
Associado desde 2004, Perini já atuou como vice-presidente entre 2014 e 2017, foi presidente no período de 2018 a 2021 e integrou a diretoria na gestão 2022 a 2025. Para o novo mandato, aos 59 anos, assume destacando o associativismo como caminho mais eficaz para o fortalecimento do setor.
“Acredito profundamente que juntos somos mais fortes, e que para cobrar, é preciso fazer, estar presente e construir coletivamente. O SEGH é isso, a união de milhares de empresários e de muitos presidentes e diretorias, que se dedicaram voluntariamente ao longo de quase 78 anos de história. Tenho muito orgulho de poder contribuir novamente com essa trajetória”, destacou Perini.
Ciente dos desafios enfrentados pelos segmentos de gastronomia, hotelaria e turismo, o novo presidente reforça a importância estratégica dos setores para o desenvolvimento econômico e social da Serra Gaúcha e do Rio Grande do Sul. O SEGH Região Uva e Vinho representa cerca de 4 mil negócios em 20 municípios, atuando como uma das principais entidades do setor no Estado.
Projetos da nova gestão
Para a gestão 2026-2029, Perini afirma que o foco será a defesa permanente dos interesses dos associados, apresentando de forma propositiva, por exemplo, os impactos e desafios impostos por mudanças com a reforma tributária e a jornada de trabalho 5×2, que está em debate.
A nova diretoria também pretende aproximar ainda mais os empresários da entidade, estimulando a participação ativa dos associados nas ações, projetos e decisões do SEGH.
Outro eixo central da nova presidência será a questão da mão de obra, com a busca de alternativas que tornem os setores mais atrativos para os trabalhadores, aliada à qualificação das equipes, de acordo com as necessidades reais dos negócios.
A pauta social terá atenção especial, com a defesa da oferta de creches com atendimento nos três turnos e nos finais de semana, acompanhando a dinâmica de funcionamento das atividades de gastronomia, hotelaria e turismo.
O combate à informalidade também está entre as prioridades, especialmente a regularização de locações temporárias e a fiscalização da comercialização de alimentos e bebidas legais, promovendo um ambiente de concorrência justa e segura aos empreendedores e consumidores.
“Trabalharemos para valorizar os setores de gastronomia, hotelaria e turismo, ampliando o reconhecimento das suas relevâncias econômicas e sociais, além de estimular o surgimento de novas lideranças para garantir a continuidade e o fortalecimento do segmento”, pontua Perini.
Quem é Vicente Homero Perini Filho
Natural de Caxias do Sul, Vicente Homero Perini Filho, ou Ada, como é conhecido, tomou gosto pela cozinha quando criança, ao ver os pais fazendo massas e churrascos. Autodidata, diz que a formação foi “com a barriga no fogão”, e a oportunidade de participar de aulas com chefes renomados.
Em 1996, começou no Quinta Estação, depois de atuar por 12 anos na Churrascaria Perini. No Quinta se tornou cozinheiro, chef e sócio por 23 anos. Em 2019, inaugurou o Q Restaurante e passou a ganhar o reforço do filho. Hoje, são duas operações que levam impresso o gosto da família Perini pela gastronomia.
Gestão 2026-2029
Presidente – Vicente Homero Perini Filho (Q Restaurante)
Vice-presidente – Mateus Guilherme Zanotto (Galeteria Alvorada)
Vice-presidente Gastronomia – Agnicayana Posser (Baitakão)
Vice-presidente Hotelaria – Vanessa Berenice Pereira Cantelli (Pousada Cantelli)
Vice-presidente Bares e Casas Noturnas – Patricia Perini Trentin (Fogo De Chão)
Diretor Administrativo – Adão Gilberto Arruda (Letto Hotel)
Diretor Financeiro – Marciano Pedro Zambiasi (Bella Ravena Pizzaria)
Suplentes: Gladimir José Zanella (Doce Docê), Rafael Rizzi (Casa de Eventos Altos Do Vale) e Volcimar Rizzo (Rizto Café & Bistrô)

Conselho Fiscal
Efetivos: Amauri de Almeida Doro (Adoro e City Hotel), Emiliano Castaman (Di Paolo Bento) e Juliano José Brandalise (Restaurante Giratório)
Suplentes: Maria Alice Fernandes Farina (Farina Park Hotel), Rogério Rizzi (Churrascaria Imperador) e Zélia Maria Zucco Galafassi (Hotel e Restaurante Bem-Te-Vi)
Delegados representantes
Efetivos: Vicente Homero Perini Filho e Marcos Antonio FerronattoSuplentes: João Antonio Leidens e Gladimir Jose Zanella.