Foi no sufoco, mas o Caxias se classificou à segunda fase da Série D. Após sair perdendo no primeiro tempo, criar um clima delicado no Estádio Centenário, o grená buscou forças e virou a partida na etapa final e garantiu a segunda posição do Grupo 8. Com a marca do artilheiro Eron e do lateral-esquerdo Peu, o time de Gerson Gusmão fez 2 a 1 no São Joseense na noite deste sábado (22). Agora, o adversário será a Inter de Limeira.
Após a goleada por 4 a 0 para o Concórdia no última final de semana, Gerson Gusmão promoveu mudanças no Caxias. Dentre as trocas, a que mais chamou atenção foi a ida do então capitão Dirceu para o banco com a entrada de Ricardo Lima. David Peninha e Augusto Galvan também iniciaram juntos o confronto. E o lateral-direito Marcelo recuperou a titularidade. Mesmo assim, elas não surtiram efeito na etapa inicial.
Com o placar adverso, foi preciso buscar no banco de reservas alternativas para ter forças e garantir a vaga na segunda fase da Série D.
Caxias com a bola e gol do São Joseense no primeiro tempo
A primeira chance clara foi do Caxias. Aos cinco minutos, David Peninha recebeu bom passe de Marcelinho e arriscou de fora da área, porém a bola foi para fora. Aos nove minutos foi a vez do centroavante Eron. Após boa troca de passes, o lateral-direito Marcelo tocou o camisa 9 dentro da área, que arriscou de primeira, mas mandou na rede pelo lado de fora.
Se de um lado o grená buscava criar chances, nos primeiros 15 minutos o São Joseense não conseguiu impor seu ritmo de jogo e oferecer perigo à meta de Fabian Volpi. Até os 20 minutos o Caxias já acumulava quatro escanteios sem conseguir causar desconfortos ao goleiro João Vitor. Aos 22, os paranaenses arriscaram pela primeira vez. De fora da área, o atacante Wellissol chutou fraco e fácil para o camisa 1 grená.
Aos 34 minutos, o Caxias voltou a ameaçar a defesa do São Joseense. O centroavante Eron virou a bola do lado esquerdo para o lateral-direito Marcelo. De longe, o camisa 2 chutou. Porém, a bola foi para fora. Um minuto depois, Marcelo cobrou lateral na área e centroavante ganhou de todo mundo. Outra bola para fora.
O Caxias teve mais posse de bola, criou as melhores chances, mas não conseguiu tirar o zero do placar. Por outro lado, aos 47 após escanteio cobrado pela esquerda de ataque, Warley mandou para área, após corte, a bola ficou com com os paranaenses dentro da área. Ela chegou para o zagueiro Bruno Costa, que mandou para o fundo das redes. 1 a 0 para os visitantes na etapa inicial.
Alívio grená no segundo tempo
Com a derrota parcial, Gerson Gusmão tirou o volante Elyeser e colocou o ponta Vitor Feijão no retorno do intervalo. Mesmo com a mudança e entrada de um jogador mais ofensivo, o Caxias não conseguiu criar chances claras nos cinco minutos iniciais do segundo tempo. O placar adverso parecia deixar os jogadores do grená nervosos em campo.
Os donos da casa encontravam dificuldades para furar a retranca paranaense. Na sequência, Vitor do Carmo entrou no lugar de Willyan Sotto no São Joseense, a primeira troca de Luciano Gusso. Vendo o Caxias não criar, aos 20, Gusmão tirou Marlon e colocou Emerson Martins para melhorar a troca de passes. Aos 24, enfim uma boa chance grená. David Peninha chutou, mas a bola a foi para fora. Na sequência, Flavio Rene, Andre Krobel e Bryan substituíram Wellissol, Thiago Primão e Caio.
Aos 26 minutos, após bem jogada pela esquerda, Vitor Feijão foi derrubado dentro da área por Vitor do Carmo, e o juíz marcou pênalti. Eron pegou a bola e bateu para o fundo das redes. Alívio grená e 1 a 1 no placar e o 11º gol do artilheiro na Série D. Aos 31 minutos, foi a vez de Marcelinho quase virar. Após erro da defesa, o camisa 7 chutou de voleio e João Vitor fez um milagre. Na cobrança de escanteio nova grande defesa do goleiro paranaense. O grená melhorou e muito após igualar o jogo.
Para buscar a virada, aos 34 Gerson Gusmão tirou Peninha e colocou o centroavante Marcão. Quatro minutos depois, Emerson Martins arriscou de longe e o goleiro do São Joseense mandou para escanteio. Pressão do Caxias. Um minuto depois enfim a virada. Do meio da rua o lateral-esquerdo Peu arriscou e o goleiro aceitou. Falha de João Vitor e 2 a 1 para o grená. O camisa 6 tirou a camisa e foi expulso pelo segundo amarelo.
Após a virada, Pedro Cuiabá entrou no lugar de Eron. Já pelo São Joseense, Sandrinho substituiu Warley. Aos 49. Marcão foi derrubado por Carlos Alberto na entrada da área e também foi expulso pelo segundo amarelo. Na cobrança, o lateral Marcelo mandou para fora, mas não fez falta. Vitória e classificação garantida.
Ficha técnica
Caxias
Escalação: Fabian Volpi; Marcelo, Fernando, Ricardo Lima e Peu; Marlon (Emerson Martins), Elyeser (Vitor Feijão) e David Peninha (Marcão.); Marcelinho, Galvan e Eron (Pedro Cuiabá).
Gols: Eron, Peu
Cartões Amarelos: Peu, Augusto Galvan
Cartão vermelho: Peu
São Joseense
Escalação: João Vitor; Caio (Bryan), Raphael, Bruno Costa e Willian Simões; Breno, Carlos Alberto e Warley (Sandrinho); Wellissol (Flavio Rene), Thiago Primão (Andre Krobel) e Willyan Sotto (Vitor do Carmo).
Gol: Bruno Costa
Cartões Amarelos: Bruno Costa, Willian Simões, Carlos Alberto
Cartão vermelho: Carlos Alberto