Comportamento

Caxias promove segundo mutirão de consultas especializadas dia 25 de novembro

Secretaria da Saúde ofertará 770 atendimentos em 10 diferentes especialidades. Foto: Divulgação
Secretaria da Saúde ofertará 770 atendimentos em 10 diferentes especialidades. Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove o segundo mutirão de consultas especializadas no dia 25 de novembro. Serão ofertados 770 atendimentos em 10 diferentes especialidades. A data, um domingo de passe livre no transporte coletivo urbano, foi escolhida para facilitar o deslocamento da comunidade ao Centro de Especialidades em Saúde (CES), onde ocorrerá o mutirão, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Secretaria da Saúde ofertará 770 atendimentos em 10 diferentes especialidades. Foto: Divulgação

As especialidades contempladas desta vez serão cardiologia, neurologia, ortopedia, gastroenterologia, endocrinologia, proctologia, ginecologia, pequenas cirurgias, fonoaudiologia e psicologia. Nicole Golin, diretora de Especialidades da SMS, informa que as consultas já estão sendo marcadas, priorizando os pacientes que aguardam atendimento há mais tempo.

No último sábado (10), servidores da SMS telefonaram para os usuários para efetuar os agendamentos. Na próxima semana, entre os dias 19 e 22/11, eles serão novamente contatados para confirmarem ou não seu interesse pela consulta. Por fim, dia 23/11, os pacientes serão lembrados da data e horário que devem comparecer ao CES por meio de mensagem de celular.

“O objetivo desses três contatos é evitar faltas. Pedimos que as pessoas que confirmarem compareçam, para que esta iniciativa seja de fato produtiva. Quem, por qualquer motivo, desistir da consulta já marcada, deve nos informar com pelo menos dois dias de antecedência, para que possamos dar oportunidade a outro usuário”, explica.

O secretário da Saúde, Júlio César Freitas, ressalta que o mutirão para redução das históricas filas de espera por consultas é uma das iniciativas adotadas pela atual administração para dar à população uma saúde de qualidade. “Assim que encerramos o primeiro mutirão, com mais de 400 consultas realizadas, já começamos a planejar o segundo, porque vimos a satisfação dos usuários em ter suas necessidades atendidas.

Avaliamos o resultado e aumentamos em 37% o número de atendimentos ofertados, contemplando as especialidades que registram grande demanda reprimida, como ortopedia e neurologia. Continuaremos trabalhando, em diferentes frentes para dar à comunidade a assistência em saúde que ela merece e tem direito”, conclui.

Além das consultas, os usuários chamados para este mutirão já terão a maioria dos exames solicitados pelos médicos. A Farmácia Básica também abrirá para que os pacientes possam retirar de imediato os medicamentos receitados. O Serviço Municipal de Infectologia participará novamente do mutirão, oferecendo à população testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C. Não há necessidade de agendamento prévio.

Atendimentos ofertados:

Cardiologia: 20
Neurologia: 36
Ortopedia: 144
Gastroenterologia: 80
Endocrinologia: 16
Proctologia: 32
Ginecologia: 24
Pequenas cirurgias: 76
Fonoaudiologia: 42
Psicologia: 200
Total: 770