Esportes

Caxias e Grêmio se enfrentam no Estádio Centenário na abertura do Gauchão

Partida está marcada para às 16h30min deste sábado

Caxias e Grêmio fazem estreia no Gauchão
Caxias e Grêmio fazem estreia no Gauchão (Fotos: Vitor Soccol/SER Caxias e Luca Uebel/Grêmio)

Acabou a espera. Após meses de preparação dos 12 clubes da elite do Rio Grande do Sul, enfim vai rolar a bola para o Gauchão 2023. Com boas perspectivas de público, Caxias e Grêmio duelam a partir das 16h30min deste sábado (21) no Estádio Centenário.

Como chega o Caxias

Buscando o segundo título estadual, a SER Caxias vem de três meses de preparação. Após o insucesso em buscar o acesso à Série C do Brasileirão, a meta para 2023 é clara: buscar o título do interior ou até mesmo surpreender e chegar a final do Gauchão.

Para a temporada, 21 novos jogadores foram anunciados. A manutenção do treinador Thiago Carvalho, com respaldo da diretoria, foi outro ponto comemorado no Centenário, mesmo sem ter conseguido o acesso em 2022. Na preparação para o Gauchão foram quatro testes. Vitória por 4 a 1 contra o Sindicato dos Atletas e 4 a 0 contra o Grêmio sub-20, além de outro triunfo por 2 a 1 contra o Esportivo e empate em 2 a 2 contra o Aimoré.

Para a partida contra o Grêmio, o meia Matheus Gotler, que se recupera de estiramento na coxa, é desfalque confirmado. Bustamante e Dudu Mandai saíram do departamento, mas são dúvidas para a partida. Cuiabá, Ronald e Wesley, que pertencem ao Tricolor, também estão fora. Por isso, o Grená deve ir a campo com: Bruno Ferreira; Marcelo, Dirceu, Fernando e Dudu Mandai; Moacir, Marciel e Peninha; Diego Rosa, Jean Dias e Eron.

Como chega o Grêmio

Atual pentacampeão da competição, o Tricolor busca seu 42º título estadual. Para 2023, retorno do clube da segunda divisão nacional a diretoria realizou investimento pesado. O uruguaio Luis Suárez foi a principal contratação e promete ser um destaque a parte do torneio. A escalação do uruguaio não foi confirmada por Renato Portaluppi, mas a mobilização da torcida promete ser grande.

O Grêmio vem de um 2022 conturbado, em que esteve pela terceira vez na Série B. Para esta temporada, foram 10 contratações, com destaque, além de Suárez, para Carballo, Cristaldo e Fábio.

Para a estreia, o time informou que Diego Souza e Viallasanti são desfalques confirmados. O atacante está com um quadro de virose, enquanto o volante não foi relacionado pelas regras do Gauchão não permitirem mais do que cinco estrangeiros. Um provável time deve ter: Brenno; Fábio, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Carballo, Bitello e Pepê; Ferreira, Campaz e Suárez.