Comportamento

Caxias do Sul terá sete novos leitos de UTI no Hospital Pompéia até segunda-feira

Outro cinco serão instalados no Virvi Ramos

Caxias do Sul terá sete novos leitos de UTI no Hospital Pompéia até segunda-feira

*Errata: a foto divulgada anteriormente (que ficou no ar entre 9h21 e 9h34) de uma ala interna do Hospital Pompéia, representava uma ação entre o final do mês de março e início de abril, não condizendo com a atual situação.

A afirmação é do vice-prefeito de Caxias do Sul, Édio Elói Frizzo, durante o Jornal da Manhã da Jovem Pan Serra Gaúcha nesta quinta-feira (18). De acordo com o político, os equipamentos doados pelo Simecs e empresas Marcopolo e Randon, foram fundamentais para a implantação de sete novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI’s) no Hospital Pompéia.

A confiança é de que as estruturas estejam disponíveis já na próxima segunda-feira (22), assim reforçando o Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade e região e, além, gerando a expectativa do retorno à bandeira laranja na Serra Gaúcha que, mesmo com restrições, permite o funcionamento do comércio e serviços.

“Fica muito fácil para as prefeituras, né?! Fica a carne de pescoço. Ficam as contas a pagar e estamos abrindo cinco leitos de UTI no Virvi Ramos e com a doação dos respiradores sete novos leitos de UTI no Hospital Pompéia, conseguindo fazer isso rapidamente até segunda-feira. Mas aí vem o problema da regulação que é feita pelo Estado, não é competência do município. Nós ainda ficamos com a fiscalização e com o pagamento das contas. A expectativa é que com essas novas UTIs se reveja a bandeira já no próximo final de semana”, detalha Frizzo.

Hospital Geral
No mês passado, Caxias inaugurou 10 novos leitos de UTI para atendimentos da Covid-19 no Hospital Geral. Até a regulação e habilitação dos espaços, a prefeitura fez o pagamento para manutenção e utilização dos leitos de, em média, R$ 2,8 mil por dia.

Hospital Unimed
Nesta quinta-feira, o Hospital da Unimed inaugurou cinco novas Unidades de Tratamento Intensivo, em Caxias do Sul. Com essa adição, a instituição conta agora com 25 leitos de UTIs. Conforme o diretor-técnico, Vinícius Lain, as unidades serão destinadas unicamente aos beneficiários da Unimed e não serão cedidos ao SUS. Ainda segundo ele, a adição não se deve ao aumento de casos, já que atualmente estão internadas menos pessoas do que em março.

Ocupação de leitos nesta quinta-feira em Caxias do Sul – lembrando que a cidade é referência para 48 municípios da Serra Gaúcha e não são casos exclusivos de Coronavírus na lista abaixo, mas sim, de ocupação total dos espaços;

Ocupação SUS
37 leitos de UTI ocupados, 75% (15 no Hospital Geral, 16 no Hospital Pompeia e 6 no Hospital Virvi Ramos).

Ocupação Privado
48 leitos de UTI ocupados, 69% (17 na Unimed, 11 no Círculo, 8 no Saúde, 6 no Pompeia e 6 no Virvi Ramos).

Covid-19 em Caxias do Sul: 505 casos positivos (287 recuperados; 173 em isolamento domiciliar; 24 em enfermaria, 13 em UTI e 8 óbitos; 46 aguardando resultado; 7.195 casos negativos

Ouça a entrevista completa: