A Prefeitura de Caxias do Sul lançou o edital de licitação para a construção do novo Centro Municipal de Proteção Animal. Após receber questionamentos de empresas interessadas, o edital foi retificado e republicado na terça-feira (12), no Diário Oficial do Município.
O novo espaço será construído na Estrada Municipal 43-07-01, no Travessão Aliança, na Colônia Sertorina, área rural da cidade. Com investimento previsto de R$ 8 milhões e uma área construída de 4.600,13 m², o centro será referência no atendimento, cuidado e acolhimento de animais em situação de vulnerabilidade.
Novo Centro Municipal de Proteção Animal
A estrutura contará com setor administrativo e ambulatorial em um prédio principal de 841,53 m², que abrigará consultórios, sala de necropsia, farmácia, lavanderia, área de banho e tosa, refeitório, banheiros, vestiários, sala de reuniões, espaço de adoção e locais específicos para tratamento de cães e gatos.
Os animais serão divididos por perfis em alas específicas:
- Canis coletivos: 6 alas com 10 canis cada
- Canis individuais: 8 alas com 15 canis cada
- Canis para idosos: 4 alas (três com 11 canis e uma com 5)
- Canis bravios: 3 alas com 15 canis cada
- Gatil: 8 unidades com dormitório e solário
- Setor para equinos: 4 baias, com 138,95 m²
O projeto também inclui áreas para descontaminação de animais infectados, depósito de caliça, espaço para lavagem de equipamentos, armazenamento de rações e doações, além de área de recreação.
Segundo a SEMMAS, o novo centro tem como objetivo ampliar e qualificar o atendimento a animais abandonados ou vítimas de maus-tratos, promovendo também ações educativas e de prevenção. A proposta é integrar o espaço às políticas públicas de saúde, meio ambiente e bem-estar animal.
Com uma estrutura moderna e setorizada, o Centro Municipal de Proteção Animal de Caxias do Sul promete ser um marco no cuidado animal no município.