Demanda antiga da comunidade e meta de governo da atual Administração de Caxias do Sul, a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Ana Rech terá a ordem de início assinada na quinta-feira (12). A estrutura, com mais salas e capacidade para ampliar atendimentos, deve ser entregue em até nove meses, prazo que pode ser prorrogado por até três meses. O ato de assinatura ocorreu nesta tarde, na sede da Sociedade Amigos de Ana Rech (Samar).
A UBS será erguida na modalidade conhecida como “build to suit”, na qual o vencedor do chamamento público constrói ou adapta um imóvel de acordo com a demanda do ente público. O modelo é pioneiro em Caxias do Sul e foi definido pela equipe técnica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com o objetivo de diminuir gastos públicos. A estrutura deverá atender aos requisitos de uma UBS de porte I, conforme determinado pelo Ministério da Saúde. O projeto e a execução serão de responsabilidade de Jair Lunardi, vencedor do chamamento público nº 269/2022, e a obras será fiscalizada pela Secretaria de Obras.
O prédio a ser construído será alugado pela Prefeitura de Caxias do Sul pelo período de 180 meses, que poderá ser prorrogado. O valor estabelecido para o aluguel é de até R$ 7.750 mensais. A definição do endereço levou em consideração a localização, observando-se a circunvizinhança, com prioridade para imóveis com acesso ao Bairro Parada Cristal e Santa Bárbara, e estando a um raio de máximo de um mil metros a partir da subprefeitura de Ana Rech; a acessibilidade e o valor mensal de locação. O terreno fica na Rua João Andriolo, 4625.
A atual estrutura foi erguida em 1982, inicialmente para atender a demandas administrativas. Com o passar do tempo, foi adaptada para funcionar como UBS e hoje tem dois consultórios, farmácia e salas de vacinas e de procedimentos. A nova unidade terá cerca de 300m² de área construída e contará com farmácia, salas de vacinas, coleta de exames, curativo e observação, consultórios odontológico, ginecológico, clínicos e de pediatria, além de espaço para atividades em grupos e espaços administrativos. A população de abrangência da unidade é de 8 mil pessoas. Atualmente, a UBS Ana Rech tem 3,7 mil usuários cadastrados, número que poderá ser ampliado após a inauguração do novo espaço.
O prefeito Adiló Didomenico destacou que a construção da nova UBS faz parte do plano de governo apresentado à comunidade na campanha eleitoral. Reiterou que a Administração tem balizado sua atuação pelo plano, que já está 82% concluído ou em andamento. “Sabemos que existem muitas outras obras necessárias, mas estamos focando naquilo que colocamos como metas na campanha”, reforçou. De acordo com o chefe do Executivo, o processo demandou um prazo longo por ser algo novo, mas que se apresenta como alternativa viável diante das dificuldades financeiras do Município. Adiantou que o procedimento similar deve ser adotado na construção do novo prédio da Escola Laurindo Formolo, no Bairro São Ciro II.
Também mencionou que a Prefeitura trabalhará na retomada do potencial turístico de Ana Rech. Anunciou que está em andamento negociação a aquisição da área de 8 mil m², onde está localizada a sede da Samar, visando ao investimento na Vila dos Presépios. Lembrou que o Presépio de Rolhas já foi devolvido à comunidade depois de um período localizado nos pavilhões da Festa da Uva por decisão de administração passada.
O secretário da Saúde em exercício, Milton Balbinot, reforçou que a UBS era tratada como prioridade desde o início da gestão, que buscou várias alternativas para o atendimento da antiga demanda até viabilizar o novo formato de chamamento. Relatou que o novo espaço, mais amplo e moderno, beneficiará a comunidade e servidores. Anunciou que, em breve, a Prefeitura anunciará a reforma e ampliação das UBS Parque Oásis e Mariani, e iniciará processo para melhorias na unidade de Galópolis.
A diretora da Atenção Primária da Secretaria da Saúde, Juliana Argenta Calloni, destacou que a nova UBS faz parte do programa da gestão de reforçar e consolidar a rede básica para resolver a maioria dos problemas da população. “É uma grande conquista para a comunidade, mas também para o Município, que qualifica seu trabalho na prevenção”, observou.
O ato teve as presenças do deputado Carlos Búrigo e representante do deputado Neri, O Carteiro; do presidente da Samar, Edson Tomiello; do presidente da Câmara Municipal, José Dambrós, e dos vereadores Clóvis Xuxa, Elisandro Fiúza, Gilfredo De Camillis, Juliano Valim, Olmir Cadore, Ricardo Daneluz, Sandro Fantinel e Velocino Uez. Representando o Executivo participaram a secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos; secretários Elvio Giani, João Uez e Norberto Soletti; procurador Geral Adriano Tacca; em exercício do cargo, Luzia Oss, do Meio Ambiente, e Cleberson Babestki, do Trânsito; chefe de Gabinete, Cristiano Becker da Silva; presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, Gilberto Meletti; e subprefeito de Ana Rech, José Evaney Laurindo. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alexandre Silva, também acompanhou o ato.
Fotos: Samuel Maciel