Política

Caxias do Sul terá mais de 343 mil pessoas aptas a votar nas eleições 2022

Caxias do Sul terá mais de 343 mil pessoas aptas a votar nas eleições 2022
Foto: Imagem Ilustrativa

Desde o dia 4 de maio de 2022 está encerrado o prazo para a regularização cadastral do título de eleitor. O Tribunal Superior Eleitoral divulgou que Caxias do Sul tem cerca de 343.500 eleitores aptos para votar nas eleições 2022. São 9.757 eleitores a mais do que em 2020.

Este aumento de eleitores, esteve presente em duas faixas etárias, os jovens entre 16 e 18 anos, e os idosos acima dos 60 anos. Os jovens retornaram ao patamar de 1% dos eleitores da cidade. Este percentual, segundo o chefe da 169ª Zona Eleitoral de Caxias do Sul, Edson Borowski, não era atingido desde 2012. Neste ano, graças a campanha do TSE, a juventude retornou ao meio eleitoral,  são 3.107 jovens aptos. Os idosos, de 60 a 70 anos, também tiveram um acréscimo de 5% em todo o Brasil.

Borowski salienta que neste ano será retomada a biometria. A população que for votar devem levar documento de identidade (RG, Carteira de Trabalho, Passaporte ou CNH), e o título de eleitor, ou o documento pelo aplicativo E-Título. Neste app, segundo o chefe da Zona Eleitoral, é possível conferir em qual local o eleitor vota, caso tenha esquecido, além de outras informações importantes.

O voto no Brasil é obrigatório dos 18 aos 70 anos, acima dos 70, analfabetos e adolescentes de 16 e 17 anos o voto é facultativo. O município caxiense é o 2º maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul e está entre os 50 maiores do Brasil. São 52% de eleitores mulheres e 48% de homens.

Mesários para as eleições 2022

Desde o dia 8 de julho, está aberta a inscrição para as pessoas que desejam trabalhar como voluntários no dia das eleições. A inscrição é pelo site da Justiça Eleitoral, não há prazo de encerramento. Por lei, a cada dia trabalhado de forma voluntária nas eleições, ganha dois de folga no emprego formal. Além disso, nesta edição receberá R$45,00 para auxílio na alimentação.

Segundo Borowski não há exigências que o mesário comprove a vacinação completa contra a covid-19, porém, orienta-se que todos tomem a vacina conforme a determinação do Ministério da Saúde. No dia das eleições haverá máscara e álcool em gel para os mesários. Na semana anterior, haverá uma reunião de orientação aos voluntários.

Caxias do Sul tem cerca de 1.100 sessões eleitorais, portanto serão em média 4.500 pessoas convocadas para trabalhar em outubro.