Segurança

Caxias do Sul terá cercamento e monitoramento eletrônico a partir de 2022

Foto: Imagem ilustrativa
Foto: Imagem ilustrativa

A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Caxias do Sul já produziu o termo de referência, projetando a instalação de cerca de 80 câmeras, em diversos pontos da cidade, para o cercamento e monitoramento eletrônico.  O projeto de grande complexidade visa integrar órgãos de segurança do município e do Estado gaúcho, para garantir maior cobertura dos crimes.

De acordo com o secretário municipal, Paulo Roberto Rosa da Silva, será criado um centro integrado para a Polícia Civil, Brigada Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil, Fiscalização de Trânsito, Susepe e IGP.

“Então nós teremos diversas câmeras no município, câmeras de OCR que é aquela que tem a fiscalização relacionada a veículo furtado, roubado e também com alguma pendência fiscal, junto ao estado. Veículo com algum problema relacionado a este tipo que esteja constando no sistema a nível de estado e também o monitoramento propriamente dito.”

Neste ponto ficará um agente de cada órgão, monitorando as inúmeras câmeras instaladas. Esta base que servirá para delegar as ocorrências ainda está sendo analisada pela secretaria. Rosa destacou que diversos pontos já estão sendo avaliados.

“Essa central nós estamos procurando um local, tem dificuldade também do local, estamos procurando já vistoriamos diversos locais, mas tem todo um aspecto de pé direito alto, com 500 a 600 metros quadrados, para nós colocarmos. Então tem muitas salas, mas não atende a demanda que nós precisamos, porque nós teremos ali a polícia militar, onde terá o 190 e o despacho das ocorrências, conjuntamente com o 153 da Guarda Municipal.”

O projeto e as câmeras serão todas custeadas pelo município de Caxias do Sul. Haverá uma licitação, será locado de uma empresa com um valor fixo, os equipamentos, mais a instalação e manutenção. Atualmente, o projeto está no RH, no setor de informatica para análise. Posteriormente, ele passará pela Cenlic para avaliação e acrescentar o que for necessário, depois a PGM avaliará a legalidade e por fim ocorre o processo licitatório em si.

Hoje

Caxias do Sul conta hoje com 51 câmeras, espalhadas pelo seu perímetro. Elas foram instaladas em 2003, portanto, estão defasadas. Neste momento, para o conserto destas, é necessário abrir uma licitação e a burocracia do processo, acaba ocasionando demora no serviço. O novo projeto de cercamento eletrônico, segundo o secretário de Segurança Pública, também contempla a troca de todos estes equipamentos.

Ainda, Caxias do Sul foi contemplada em um projeto do Governo do RS, onde receberá mais 12 câmeras para agregar no cercamento eletrônico. Paulo Roberto Rosa salientou que estes equipamentos serão instalados assim que estiverem disponíveis. Mesmo que o projeto desenvolvido pelo município, ainda não tenha sido finalizado.

A expectativa de Paulo é que em 2022 o cercamento eletrônico seja posto em prática. Ele preferir não definir datas.