Turismo & Vinhos

Caxias do Sul retorna a Região da Uva e Vinho após decisão do Comtur

Foto: Mateus Argenta / Divulgação
Foto: Mateus Argenta / Divulgação

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu na noite de quinta-feira (30) e decidiu pelo retorno de Caxias do Sul a região da Uva e Vinho.

A Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra), gestora da região deve ser notificada em breve para que seja oficializado junto ao governo federal. A mudança deve ser implementada no Mapa do Turismo Brasileiro.

Para o secretário de turismo de Caxias do Sul, Enio Martins a mudança de região aconteceu de forma harmoniosa, “o entendimento da nossa questão cultural, da nossa identidade que é muito forte com a região, com esses municípios que compõe a região da Uva e Vinho, mas o mais importante, é a questão de que nós estamos com boas relações com as duas regiões. Por isso para nós é tão importante, politicamente falando, porque estamos com várias ações que contemplam Serra Gaúcha”, fala.

Na última gestão de Caxias, sob o comando de Daniel Guerra (Republicanos) há cerca de dois anos, decidiu pela entrada do município na Região das Hortênsias causando grande polêmica junto a comunidade. Conforme Enio a votação não ocorreu de forma fechada em gabinete, foi uma decisão junto com as entidades do Comtur, de forma unânime.

Atualmente são 29 municípios vinculados à região Uva e Vinho, conforme a gestora da Atuaserra, Beatriz Paulus, devem ser incluídas quatro cidades do Estado.

No momento a pasta trabalha em ações para divulgar o município. Nesta próxima semana a secretaria de turismo deve participar da Mercopar junto ao estande da prefeitura. No ano passado, durante o evento, mesmo sem espaço, o Sebrae considerou como um case de sucesso a difusão das rotas e permanência de quem visitou o evento e explorou a cidade.

De 5 a 9 de outubro a pasta estará em Fortaleza em um evento de turismo representando e vendendo o destino Caxias do Sul.