Caxias do Sul

Caxias do Sul registra primeiro caso de dengue importada em 2019

(foto: divulgação/prefeitura de caxias)
(foto: divulgação/prefeitura de caxias)

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul informa que foi notificado o primeiro caso importado de dengue neste ano no município.

Uma caxiense viajou para Praia do Forte, na Bahia, no início do mês de março, onde contraiu a doença. Ela foi hospitalizada em Caxias e teve material coletado para exames no dia 25 de março. O resultado foi confirmado nesta quarta-feira (3). Ela já está recuperada.

Já o número de focos do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya (Aedes aegypti) encontrados na cidade subiu para 18 neste ano. Em 2018, foram localizados 17 focos do mosquito. O novo criadouro foi localizado no bairro Esplanada nesta terça-feira (2), pelos agentes de combate às endemias. O criadouro estava em um bloco de tijolo, com acúmulo de água, em uma residência.

O coordenador da Vigilância Ambiental da SMS, Rogério Poletto, faz um apelo para que a população faça a sua parte, evitando os criadouros do mosquito. Segundo ele, de 18 focos, 13 foram identificados em residências.

Além deste novo foco, outros 17 já haviam sido encontrados neste ano, nos seguintes bairros: Alvorada (3), Bela Vista (1), Desvio Rizzo (1), Esplanada (4), Mariani (1), Presidente Vargas (2), Salgado Filho (1) e Santa Lúcia Cohab (4).

Dicas de prevenção

  • Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos;
  • Recolher o lixo do pátio;
  • Colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela Codeca;
  • Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva; ou encaminhar ao Ecoponto da Codeca (tem custo de R$ 1,65 por pneu, para o morador que entregar o pneu seco na Codeca);
  • Tampar caixas d’água;
  • Colocar telas milimétricas em caixas d’água descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos;
  • Limpar as calhas;
    Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas, trocando a água;
  • Eliminar os pratinhos das plantas.