A infraestrutura recreativa de escolas públicas de ensino infantil e fundamental de Caxias do Sul recebeu investimento de emenda parlamentar nesta terça-feira (4). A deputada federal Denise Pessôa (PT-RS) destinou R$ 1,23 milhão para a compra e instalação de parques infantis no padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação por meio de ofício, entregue ao prefeito Adiló Didomenico, na sede do Poder Executivo.
A estrutura estipulada pelo Ministério da Educação (MEC) prevê balanço de quatro lugares, gira-gira, túnel lúdico e playground.
“A gente entende que o brincar também faz parte do aprendizagem. O brincar faz com que a criança socialize, que a criança aprenda a se relacionar com outras crianças. Mas a gente precisa que eles brinquem de forma segura, então por isso apresentamos essa emenda”, destaca a parlamentar caxiense.
No documento, a deputada sugere a priorização de 48 unidades escolares, mas a ideia é que os recursos beneficiem tantas instituições quanto possível das 83 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e 48 Escolas de Educação Infantil (EEIs).
“Muitas escolas acabavam tendo parques, inclusive, interditados, o que colocava as crianças em situação não segura de brincar. E, apenas com a questão da autonomia escolar, isso acabava não sendo viável”, acrescentou Denise.
Segundo a secretária municipal de Educação, Sandra Negrini, o cenário atual é diverso, com escolas que possuem estrutura completa e outras que necessitam de melhorias gerais. Ela entende que a chegada da emenda parlamentar vai ao encontro do Plano Municipal da Primeira Infância, que está em fase final.
“Para que a emenda se efetive, temos todo um processo de entrada no Simec [Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle] para organizar esse planejamento, para que tão logo o recurso já esteja liberado e comece a implementação”, adianta Sandra Negrini.
A chefe da pasta complementa que “os equipamentos que serão disponibilizados são o mobiliário do parque. Agora nós temos um conjunto de escolas onde eles já poderão ser instalados dada a situação do piso e um outro conjunto que o município terá que fazer um investimento para deixar o piso apropriado para a colocação dos brinquedos”.