Caxias do Sul

Caxias do Sul recebe 2º Seminário Afro Umbandista com programação voltada ao conhecimento da religião

O evento ocorre no sábado (14), no plenário da Câmara de Vereadores

Foto: Consusg / Especial Leouve
Foto: Consusg / Especial Leouve

Ocorre no próximo sábado (14), o II Seminário Afro Umbandista em Caxias do Sul. O palco para as atividades será as dependências do Plenário Deputado Nadyr Rossetti, na Câmara de Vereadores. Atividades como palestras e apresentação da religião serão realizadas no evento, programado para iniciar às 14h. O evento é promovido pelo Conselho Superior de Umbanda da Serra Gaúcha (CONSUSG).

Para o vice-presidente do conselho, Erikson de Souza, o evento é um importante elo entre a religião e a comunidade caxiense, na qual já tem aderido e principalmente, respeitado os umbandistas nos últimos anos. “A importância disso, juntamente com as associações, após os eventos já promovidos na cidades, conseguimos entender que Caxias tem aproximadamente, e até mais de duas mil casas religiosas. O povo de Caxias tem sido muito aberto à religião afro umbandista, e com isso, entendemos que a informação que a gente leva para as pessoas que não conhecem a nossa religião. Além do respeito que estamos recebendo, que também passamos adiante, e que seja para a comunidade entender que estamos aqui para somar”.

Para atribuir conhecimentos sobre a Umbanda, suas simbologias e movimentos dentro da religião, no sábado haverá palestras, voltadas à educação, política, natureza e o protagonismo dos atuantes e simpatizantes das religiões afro.

“Eu gostaria de convidar toda a comunidade de Caxias do Sul, meus irmãos de religião, umbandistas, pessoas adeptas, pessoas que querem conhecer sobre o movimento da religião, a participarem do Seminário, que ocorre na Câmara de Vereadores, no sábado, às 14h. A entrada é livre”, convida Erickson, em nome também do presidente do Consug, Mateus da Fonseca.

O movimento umbandista tem realizado diversas ações de conscientização em Caxias do Sul. Nos últimos anos foram realizadas caminhadas, palestras, seminários, todos com o intuito de desmistificar informações falsas sobre a religião e desenvolver para novos adeptos do movimento umbandista. Além disso, são trabalhadas ações como preconceito e intolerância, especialmente com os membros da religião, para que se sintam livres e professar sua fé sem preocupações.

Programação: