Pelo décimo mês consecutivo Caxias do Sul apresentou dados positivos em geração de empregos. Em outubro, foram 6.797 admissões contra 5.810 demissões, com saldo de 987 novos postos de trabalho, deixando a cidade da Serra Gaúcha atrás apenas de Porto Alegre (2.011 vagas). As informações foram divulgadas na última terça-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e Previdência, novo Caged.
O setor da indústria foi o que apresentou maior saldo positivo com 412 novos postos, seguido dos serviços com 342, comércio com 197 e agropecuária com 44. No período, apenas a construção civil teve retração (-8).
“Grande parte dessa situação se deve a retomada do nível de atividade, sendo que em outubro ainda estávamos na expectativa entre o primeiro e segundo turno [das eleições]. Então, havia um movimento forte por parte dos empresários no sentido de ampliar o quadro de funcionários”, explicou o professor e doutor em economia Mosár Leandro Ness.
Conforme ele, o período de outubro representa uma busca dos empresários por novos contratados, em especial no comércio e nos serviços pela “black friday”. Para novembro também são esperados saldos positivos, dezembro, por sua vez, representa um mês de ajustes conforme Ness, em que as demissões podem superar as admissões.
Empregos impulsionados pela indústria
Em outubro, a indústria contratou 2.530 trabalhadores e realizou 2.118 demissões, dados que lhe colocam na ponta dos setores com maior saldo positivo. Conforme o professor, a ligação com o agronegócio auxiliou no impulso.
“Se a indústria contrata os outros segmentos seguem no mesmo caminho”, afirma. O crescimento nos serviços marca um retomada, principalmente após a pandemia, principalmente por estrar ligado a realização de novos eventos. Em 2022, Caxias do Sul soma um estoque de 161.324 empregos gerados.