Caxias do Sul

Caxias do Sul: Moradores atingidos pelas chuvas em Vila Cristina são cadastrados para o Auxílio Reconstrução

As equipes estavam também à disposição para esclarecer dúvidas e facilitar o acesso dos atingidos a outros benefícios

(Foto: Romila Amaral)
(Foto: Romila Amaral)

Os moradores de Vila Cristina atingidos pelas fortes chuvas em maio foram cadastrados no Auxílio Reconstrução, um apoio financeiro de R$ 5.100 disponibilizado pelo governo federal. O encaminhamento em Caxias do Sul foi realizado pelos secretários e servidores da Fundação de Assistência Social (FAS/CRAS), da Secretaria de Habitação e da Defesa Civil, reunidos nesta sexta (07) na sede da subprefeitura de Vila Cristina. A ação repete o processo também adotado em Galópolis.

Objetivo da Ação

O principal objetivo da visita foi verificar a situação das famílias afetadas e oferecer os encaminhamentos necessários. Entre esses encaminhamentos está o cadastro para o Auxílio Reconstrução, um apoio financeiro de R$ 5.100,00 disponibilizado pelo governo federal para as vítimas das enchentes no Estado. Além disso, a equipe estava à disposição para esclarecer dúvidas e facilitar o acesso a outros benefícios.

(Foto: Romila Amaral)

Esforço da Prefeitura

“A prefeitura está trabalhando incansavelmente para poder ajudar. Toda a área do interior teve muito impacto. Sabemos que tem algumas famílias com as casas interditadas, principalmente na Vila São Pedro, vamos tentar trabalhar com elas de uma forma separada, mas todos vocês que estão aqui, imaginamos que teve algum impacto na casa de vocês, ou na própria propriedade, vamos ajudar em tudo o que for necessário e tiver ao nosso alcance.” destacou a chefe de Gabinete, Grégora Fortuna dos Passos.

Relato de Moradores

Luciane Cristina Debastiani Bettega, moradora de Vila Cristina, compartilhou seu relato sobre as perdas sofridas devido à enchente. Ela mencionou a perda de dois carros, um motor de moer milho, um compressor e uma roçadeira, além de ter sua casa inundada. Luciane relatou a dificuldade de limpar a residência enquanto chorava. “Eu agradeço todo dia, tem gente em situação muito pior do que nossa. Penso naqueles que morreram, nos que perderam tudo. A gente fez o que pode e depois que baixou a água, o negócio é abaixar a cabeça e limpar, vamos reconstruir de novo”. Apesar de já ter realizado o cadastro para receber o benefício, ela conversou com a equipe da prefeitura para garantir que tudo estivesse encaminhado.