No trecho da Rua Marquês do Herval entre a Sinimbu e a Avenida Júlio de Castilhos – em frente à Joalheria Kayser: eis o endereço da primeira vaga de estacionamento rotativo pago destinada exclusivamente para recarga de veículos elétricos em Caxias do Sul. A instalação do equipamento e demarcação do perímetro de abrangência ocorreu nesta sexta-feira (30). Toda a próxima semana será dedicada ao período de testes. E, não surgindo nenhuma intercorrência, o inédito posto de abastecimento com combustível sustentável em via pública deve entrar em funcionamento por volta do dia 10 de julho.
Detalhe: ao pagar pelo tempo de estacionamento na vaga, o motorista já terá direito ao mesmo valor em recarga para o veículo. Não é necessário pagar duas vezes. Ao ser acionado, o equipamento gera um QR Code, que deve ser lido pelo aplicativo de estacionamento rotativo do município, operado pela Rek Parking. Então, o motorista digita o tempo de permanência desejado na vaga. O valor é o mesmo do parquímetro convencional. O equipamento vai liberar o cabo de energia para ser conectado ao veículo. E o veículo será abastecido pelo tempo correspondente ao do estacionamento. Após este período, o equipamento se desliga automaticamente.
“Ao pagar pelo estacionamento, já estará pago o abastecimento pelo mesmo tempo. Se o período de permanência for renovado pelo aplicativo e o veículo ainda estiver conectado ao cabo de energia, ele volta a ser carregado. Até expirar o tempo ou atingir o abastecimento completo do sistema elétrico”, explica o gerente de Cadastro e Estacionamento Rotativo da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Rodrigo Tolves.
A vaga é exclusiva para utilização de veículos elétricos em abastecimento – sob pena de autuação por estacionamento incorreto. Toda implementação e expansão do sistema será submetida a avaliações contínuas, em quesitos como demanda e valor, com o propósito de aperfeiçoamento do serviço oferecido para a população. A instalação de um segundo ponto já está sendo analisada, na Rua Alfredo Chaves, próximo ao Parque dos Macaquinhos.
“Serão avaliadas questões como necessidades, forma de utilização, procura. O equipamento tem característica de recarga emergencial. A ideia, em princípio, não é que sirva para deixar a bateria plena. Ainda assim, o totem está munido de um impulsionador, que funciona como se fosse uma carga de choque. Mais rápido do que um carregador convencional”, explica Tolves.