Polícia

Caxias do Sul está há 23 dias sem homicídios

Foto: Paula Brunetto / Grupo RSCOM
Foto: Paula Brunetto / Grupo RSCOM

A Brigada Militar de Caxias do Sul divulgou nesta quinta-feira (3), os indicadores do RS Seguro, citando índices positivos referentes ao mês de janeiro. Apresentou-se redução de 56% em homicídios e 58% de roubos a veículos. Além de 37% de roubo a pedestre e 17% furto de veículos.

De acordo com o subcomandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, Major Wagner Carvalho, “Caxias do Sul fechou nesta quinta 23 dias sem homicídios e oito dias sem roubos ao comércio. Ainda, não tivemos roubos de veículos em Caxias nestes três dias de fevereiro.”

Em entrevista para a nossa reportagem, Carvalho destacou que estas reduções são graças as abordagens e intensificações da Brigada Militar. Ainda a integração entre órgãos de segurança e as denúncias da comunidade.

“Eu atribuiria também a integração com os demais órgãos de segurança pública, em especial a Polícia Civil. Ocorrendo alguns desses delitos ai que nós estamos todos os dias combatendo, a troca de informações é instantânea, estamos trabalhando juntos. A Polícia Civil e a BM estamos junto nesse programa do governo do Estado o RS Seguro onde a gente busca manter o controle. Sempre busca diminuir os índices e eu também diria a participação da comunidade, denunciando se encorajando a participar da segurança de todos.”

O Major também destacou o trabalho da Patrulha Maria da Penha, acompanhando os casos de violência doméstica do município. Segundo o Carvalho o principal foco é o acompanhamento das medidas protetivas de urgências repassadas pela justiça. Entretanto, quando acionada para casos de repressão também tem boa participação. Um caso, exemplificado por ele, foi a prisão do autor de uma tentativa de feminicídio, onde o homem esfaqueou a ex-companheira e o pai dela, no dia 29 de janeiro. 

Ainda, Major Wagner Carvalho comentou sobre os armamentos e efetivo da Brigada Militar. Segundo ele, graças aos empresários de Caxias do Sul foi possível a compra 342 pistolas calibre 9mm. “Elas são superiores ao que a gente tinha, a .40, sendo esta superior e de maior precisão”. Também chegaram a Caxias do Sul 30 novos policiais, durante o final de ano, e a expectativa de Carvalho é que em 2022 mais soldados sejam enviados ao município para reforçar a segurança pública.