IMPULSO NO TURISMO

Caxias do Sul entra para a Rede Mundial de Destinos Emergentes e amplia projeção internacional

Acordo foi firmado durante XV Congresso Internacional de Jornalistas e Profissionais do Turismo, sediado no município; integração reforça imagem de Caxias como destino inovador e acolhedor

Foto: Marina Tusset/Grupo RSCOM
Foto: Marina Tusset/Grupo RSCOM

Durante o ciclo de palestras do XV Congresso Internacional de Jornalistas e Profissionais do Turismo, promovido pela Organización Mundial de Periodismo Turístico (OMPT), realizado nesta segunda-feira (03), foi assinado o acordo que oficializa Caxias do Sul como membro da Rede Mundial de Destinos Emergentes. O evento ocorreu no Quinta São Luiz e reuniu jornalistas e profissionais do turismo de nove países das Américas e da Europa.

O documento foi assinado por autoridades locais e representantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, junto ao diretor-geral da OMPT, Kevin Casanova.

A integração posiciona Caxias do Sul como um destino que alia tradição, inovação e desenvolvimento, fortalecendo sua projeção internacional e inserindo o município em uma rede global voltada à troca de boas práticas turísticas.

Reconhecimento internacional

A empresária hoteleira e colaboradora de veículos de comunicação Lilia del Carmen Compeán, do México, participou do evento caracterizada como Catrina, figura icônica do folclore do Día de Los Muertos, e compartilhou curiosidades sobre a celebração mexicana em sua apresentação.

Em entrevista, ela destacou a importância de eventos como o congresso para fortalecer a integração turística entre países da América Latina. Ela avaliou que Caxias do Sul segue no caminho certo para se consolidar como destino turístico reconhecido internacionalmente, dentro de um Brasil “vasto e diverso”.

Foto: Marina Tusset/Grupo RSCOM

Lilia também comentou a situação atual do turismo em seu país, observando que o México enfrenta desafios relacionados à insegurança e ao narcotráfico, o que impacta diretamente a escolha dos viajantes.

“Turistas buscam lugares limpos, seguros e bem cuidados, e isso representa um desafio para algumas regiões do país”, afirmou.

Mesmo diante das dificuldades, ela ressalta que os mexicanos continuam viajando internamente, especialmente para a região da Huasteca Potosina, no centro do país.

Lilia lembrou que, em 2019, levou um grupo de jornalistas da OMPT para vivenciar a celebração do Día de Los Muertos na Huasteca Potosina. Segundo ela, a experiência “deixou um impacto duradouro e segue atraindo turistas internacionais até hoje”.

Por fim, destacou o entusiasmo das autoridades locais em fortalecer o turismo em Caxias do Sul. Ela afirmou perceber um esforço real por parte do secretário de Turismo do RS, Ronaldo Santini, e do secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Felipe Gremelmaier, para impulsionar o setor.

Usando uma expressão popular mexicana (“con los pantalones bien puestos”, que significa agir com coragem e determinação), Lilia elogiou a postura dos gestores e ressaltou que essa disposição para agir é o que faz a diferença no turismo.

“O mais importante é a vontade que eles têm de transformar a cidade em um destino turístico de destaque no Brasil, porque o turismo é uma atividade muito nobre, que beneficia todos os níveis da sociedade. Acredito que estão no caminho certo e que em breve veremos Caxias do Sul sendo conhecida em muitas partes do mundo”, avaliou.

Turismo como vetor econômico e estratégico

Para o secretário Felipe Gremelmaier, o reconhecimento reforça a importância do turismo como nova frente de crescimento.

“A gente fica muito feliz de poder receber jornalistas de nove países que vão ajudar a impulsionar ainda mais o nome de Caxias do Sul para fora e, consequentemente, atrair turistas. É um momento importante, em que a cidade vira referência para todos esses países que estão aqui representados”, destacou.

Questionado sobre o avanço do setor em um município tradicionalmente industrial, Gremelmaier ressaltou que o turismo é uma alternativa econômica estratégica, especialmente diante das mudanças trazidas pela reforma tributária:

“Com a nova reforma, os impostos ficarão nas cidades de consumo, e o consumo vem do turismo. Isso representará muito para Caxias em um futuro próximo. Trabalhamos para atrair visitantes, investimentos e qualificar o trade, mas também pensando no desenvolvimento do município nesse novo cenário”, afirmou.

Jornalista do Grupo RSCOM recebeu homenagem

O comunicador Maicon Rech, da Rádio Viva 94.5 FM e coordenador de conteúdo do Grupo RSCOM, foi reconhecido entre os 21 jornalistas turísticos mais influentes do Século XXI durante o evento. A homenagem foi concedida pela OMPT, em parceria com a Secretaria Municipal do Turismo (Semtur).

Fotos: Marina Tusset/Grupo RSCOM

Programação segue até sexta-feira

O XV Congresso Internacional de Jornalistas e Profissionais do Turismo segue até sexta-feira (07). Durante a estadia, os participantes conhecerão atrativos do interior caxiense, nas localidades de Galópolis, Criúva e Ana Rech, além de pontos da zona urbana, vinícolas, cervejarias, pontos de gastronomia local e outras experiências que reforçam o potencial turístico da cidade.