Comportamento

Caxias do Sul é considerada infestada pelo mosquito Aedes Aegypti adulto

Foto: Reuters
Foto: Reuters

A situação de Caxias do Sul, em relação ao aumento de números de focos do mosquito Aedes Aegypti, está em estado crítico. O aumento é crescente e a maioria dos casos é reincidente. De acordo com a Vigilância Ambiental de Caxias do Sul, a questão está preocupante, porque a cidade já é considerada infestada pelo mosquito adulto.

As equipes da Vigilância estão investigando diversos casos e o principal motivo pela proliferação é o comportamento humano. A falta de cuidados da população com a água parada, está causando o aumento de mosquitos. No primeiro semestre de 2021, o principal motivo eram os lixos jogados nas vias públicas e terrenos baldios. O acúmulo de água gerou um crescente número de focos. No segundo semestre, este aumento continuou, mas desta vez os principais pontos com água parada são nas casas das pessoas que coletam água da chuva.

A coordenadora da Vigilância Ambiental, Sandra Tonet, a população que recolher água da chuva precisa manter o recipiente fechado e higienizado.

“Em momento algum se proíbe essa coleta mas é obrigatório manter a limpeza, a caixa precisa ser fechada. O município já está considerado infestado pelo mosquito adulto, ele coloca ovos em qualquer objeto, esses ovos se grudam e podem ficar ali até 450 dias grudados, a qualquer momento que cair água eles vão estar se desenvolvendo”.

Obra abandonada e terreno baldio

Após a divulgação de uma reportagem sobre a água parada em uma obra abandonada no Centro de Caxias do Sul, a Vigilância ressalta a importância da denúncia. Segundo Sandra, todo ponto que tiver acumulando água é importante que os vizinhos façam a reclamação junto ao órgão de fiscalização.

A coordenadora da Vigilância destacou que mesmo que uma obra esteja parada, alguém é responsável por ela. Por conta disso as construtoras, engenheiros, enfim os envolvidos com a construção civil precisam retornar a esses locais e verificar o acúmulo de água. Após a denúncia averiguada, fotos e provas são incluídas em um processo administrativo. O responsável será penalizado com multas e a obra pode ser embargada pela Vigilância.

O processo é similar ao proprietário de terrenos baldios, os quais a população joga lixo, por isso, é importante que o dono coloque tapume, cerca ou outro meio que dificulte o acúmulo de lixo e água. Além de manter o terreno sempre limpo.

Doença

Sandra Tonet explica que os sintomas da dengue são similares ao da Covi-19. Por isso, pede que as pessoas busquem ajuda médica. Assim como a Covid-19, a Dengue também é uma doença que mata, dependendo o estado de imunidade da pessoa infectada. No ano de 2020, uma pessoa foi diagnosticada com Dengue picada em Caxias do Sul, neste ano outro paciente foi diagnosticado com a doença, mas neste caso, ele pegou durante uma viagem fora do município.

Denúncias

Os caxienses tem dois modos de denúncias. A pessoa que desejar fazer a reclamação e se identificar pode entrar em contato coma Vigilância Ambiental pelo (54) 3901-2503. O nome do denunciante será incluído no processo após a contatação do fato e pode ser divulgado ao denunciado, caso este questione a origem da denúncia. A pessoa que preferir não se identificar, mas deseja que a Vigilância averigue um local com água parada pode fazer a denúncia através do 156, na central do Alô Caxias.