Esportes

Caxias do Sul é candidata para sediar a 70ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros

A competição reúne, anualmente, em torno de 7 mil atletas e dirigentes de diferentes modalidades esportivas de todos os estados

Caxias do Sul é candidata para sediar a 70ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros
Foto: Ronaldo Caldas/ Min. Cidadania

Os secretários do Esporte e Lazer, Gabriel Citton, e do Turismo, Ricardo Daneluz, cumpriram agenda, na quarta-feira (11), em Joinville (SC), onde ocorre a 70ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS). Eles tiveram encontro com o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CDBU), Luciano Cabral, e equipe diretiva para propor que Caxias do Sul sedie a edição do próximo ano. A reunião teve a presença do secretário do Esporte do Rio Grande do Sul, Danrlei de Deus.

A competição reúne, anualmente, em torno de 7 mil atletas e dirigentes de diferentes modalidades esportivas de todos os estados. O Rio Grande do Sul, já há algumas décadas, não recebe mais eventos esportivos universitários e escolares em nível nacional. A programação se desenvolve, normalmente, ao longo de 15 dias.

O prefeito de Caxias Adiló Didomenico tem falado, repetidamente, sobre a importância de os Jogos Universitários ocorrerem Caxias do Sul, bem como outros eventos para movimentar a rede de serviços da cidade”, enfatizaram os secretários. Durante as próximas semanas serão realizadas agendas para buscar apoios e parcerias para a realização da competição.

A edição deste ano ocorre de 8 a 21 de outubro, reunindo em torno de 5 mil atletas, de 320 instituições de ensino superior, representando as 27 federações universitárias do país. Nesta edição, só na hotelaria de Joinville, a CBDU investiu perto de R$ 5 milhões, com a contratação de cerca de 40 mil diárias distribuídas em 22 hotéis. Mesmo sem o custo direto de alimentação e hospedagem, a expectativa de consumo médio por atleta é de R$ 500, considerada a maior taxa de consumo nacional para eventos científicos, de acordo com a CBDU.

Vale destacar que no ano passado Caxias do Sul sediou a Surdolimpíadas.