Na última semana, Atuaserra concedeu o certificado que oficializa a volta de Caxias do Sul à zona turística Uva e Vinho. A entrega ocorreu durante a realização do 6º Congresso Internacional de Turismo da Região Uva e Vinho, onde estiveram presentes prefeitos, secretários de turismo e membros dos conselhos de turismo dos 33 municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta do Ministério do Turismo.
Caxias do Sul foi representada pelo secretário de Turismo Ênio Martins, que recebeu, em nome do prefeito Adiló Didomenico, a placa de gratidão em ato de reconhecimento como sócio-fundador da entidade.
Há alguns anos, Caxias do Sul pertencia a zona turística Uva e Vinho, porém, no governo Guerra, o município entrou na região das Hortênsias. De acordo com o secretário Ênio, a pasta de Turismo, bem como o Conselho Municipal e entidades ligadas à secretaria, entenderam que, por uma questão de identidade, o correto era retornar a zona turística Uva e Vinho.
“Não foi uma decisão de gabinete, houve um clamor de entidades que estão ligadas ao turismo que entenderam que, por uma questão de identidade, predominava mais o interesse destes atores que nós retornássemos à região da Uva e Vinho, assim como eramos no passado e, que no governo o qual sofreu impeachment, na ocasião, tinha optado por uma opção de gabinete para ir à região das hortênsias, pois como Caxias do Sul, no mapa turístico, ela está no meio entre duas RTs” disse Martins.
A Atuaserra tem como missão promover o desenvolvimento do turismo sustentável na Região Uva e Vinho. Pensando nisso, o secretário explica que o planejamento para fazer a troca iniciou ainda no final de 2021.
“O certificado chegou com um pouquinho de atraso, foi entregue pela Atuaserra, gestora da região Uva e Vinho que contempla 33 municípios e agora de Caxias junto, ele saiu no mês de maio em função da pandemia, mas desde de o início do ano, nós já estávamos já acordado com a região vizinha para estarmos nesta RT” finalizou Ênio.
Confira também: Caxias do Sul deve ter 40 relógios digitais espalhados pela cidade