Foto: Andréia Copini/Divulgação
Foto: Andréia Copini/Divulgação

A Prefeitura de Caxias do Sul decretou situação de emergência nas áreas do município atingidas pela forte tempestade de granizo da última semana. O decreto foi publicado na tarde desta quinta-feira (4) no Diário Oficial, enquadrando o evento como desastre nível I, conforme portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional.

O temporal, que ocorreu na madrugada do dia 28 de novembro, causou estragos em localidades do interior, como São Valentim da 2º Légua, Forqueta Baixa, Caravaggio, São Luiz, São Pedro da 3ª Légua, São Braz e Carapiaí em Fazenda Souza. O granizo danificou pomares de pêssego, ameixa, uva e maçã em fase de desenvolvimento, inviabilizando a comercialização.

Segundo levantamento conjunto da Secretaria da Agricultura (SMAPA) e da Emater, aproximadamente 100 propriedades foram afetadas, com um prejuízo total estimado em R$ 6,5 milhões. Os danos foram classificados como humanos, ambientais, materiais, econômicos e sociais.

Com a decretação da emergência, ficam dispensados de licitação os contratos para aquisição de bens necessários às ações de resposta ao desastre. A medida tem vigência de 180 dias a partir da publicação.

O secretário da SMAPA, Rudimar Menegotto, explicou que o decreto é um passo para facilitar o acesso dos produtores a recursos dos governos federal e estadual, como renegociação de dívidas. A intenção é também pressionar por um projeto antigranizo para a Serra Gaúcha.