Comportamento

Caxias do Sul contará com Colégio Tiradentes da Brigada Militar a partir de 2022

Fotos: Paula Brunetto / Grupo RSCOM
Fotos: Paula Brunetto / Grupo RSCOM

O Governo Estadual, em parceria com a Brigada Militar implantarão em Caxias do Sulo Colégio Tiradentes. O anúncio foi feito pelo presidente da comissão de Educação na Assembléia Legislativa, o Deputado Carlos Búrigo (MDB).

De acordo com Búrigo o projeto já era discutido entre o Governo do RS, Brigada Militar, Secretaria Estadual de Educação e as comissões de Educação e Segurança da casa legislativa de Caxias do Sul.

O mesmo modelo de colégio militar já é implantado em outros sete municípios gaúchos, sendo Porto Alegre, Passo Fundo, Pelotas, Ijuí, Santa Maria, Santo Ângelo e São Gabriel. Búrigo destaca que o Colégio Militar é para alunos do ensino médio, tendo uma educação pedagógica similar a dos demais colégios, apenas com a manutenção da Brigada Militar. Este é diferente da Escola Cívico-Militar a qual é mantida pelo Governo Federal.

O deputado destaca que há uma maior cobrança de disciplina e rendimentos dos alunos. Porém, isso não significa que os alunos terão que seguir carreira militar posteriormente.

“É claro que é diferenciado, hoje nós temos os melhores resultados pedagógicos hoje no estado, são das dos colégios militares. Então ele tem uma disciplina com bastante rigor na questão de comportamento dos alunos e protocolos da pedagogia do estado. É um colégio que acompanha muito os alunos para que eles possam ter um rendimento maior. É uma escola com resultados importantes e que vários municípios tem pleiteado e nós conseguimos que Caxias do Sul possa ter a sua primeira escola militar.”

A expectativa do deputado é que o anúncio oficial já seja dado pelo governador Eduardo Leite, na próxima semana. Após um processo seletivo será aberto para o ingresso dos alunos. Os inscritos na primeira turma vão estudar nas dependências da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dante Marcucci, localizada na Rua Professora Maria d’Ávila Pinto, nº260, no bairro Marechal Floriano. Os alunos da Dante, que atualmente estudam no ensino regular, serão realocados na Cristóvão de Mendoza. Uma estrutura fica a uma quadra de distância da outra.

“A nossa expectativa é que essa escola possa estar eh funcionando já com o primeiro ano do ensino médio a partir eh do ano letivo de 2022 que é março. Não é só para Caxias do Sul e sim pra toda a região.”

O próximo passo segundo Carlos Búrigo é o comando da Brigada Militar vistoriar a escola e dar andamento aos procedimentos de implantação. A parte burocrática já está finalizada.

O deputado concluí salientando que é uma conquista para Caxias do Sul, pois em outros municípios que já foram implantados é muito bem sucedida. Inclusive, ele exemplificou com a escola de Porto Alegre onde a procura é maior  que a quantidade de vagas ofertadas, por isso, alerta aos pais que tiverem interesse que devem ficar atentos ao período de seleção.

Fotos: Paula Brunetto / Grupo RSCOM