A Prefeitura de Caxias do Sul apresentou para os vereadores na última quinta-feira (23) o projeto Parque Municipal de Proteção Animal. O parque contará com área de visitação e lazer da comunidade, espaço para realizar a despedida dos animais falecidos, sede administrativa (com CTI de resgatados, consultório para atendimento dos animais do canil), casa das ONGs e um centro de proteção, com alojamentos adequados em diferentes modalidades para cães e gatos.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, João Osório Martins, o parque ainda contará com uma área de preservação para animais silvestres e animais de grande porte, como cavalos.
“Outra coisa que nós teremos no parque é uma área de preservação permanente, onde uma boa parte da área vai ser preservada e também servirá de soltura para alguns animais silvestres, que eventualmente acabam na secretária e ela não sabe onde colocar, então será colocado nessa área preservada”, relata. “Também vamos deixar um local para os grandes animais, principalmente o cavalo. O cavalo por ter um valor monetário a gente encontra menos, mas de vez em quando a gente é obrigado a fazer a coleta e dar o destino adequado, e não temos esse local adequado.”
O secretário informou que a área onde será construído o parque ainda não foi definida, porém algumas estão sendo estudadas. Para confirmação do local, a prefeitura precisa efetuar a compra da área, o que ainda não foi feito.
Em relação ao investimento feito pelo município no novo projeto, ele estimou que serão gastos entre R$ 3 e R$ 4 milhões. Em um segundo momento, será realizada a venda do antigo canil, pois o mesmo já se tornou inviável para o município, e dessa venda será arrecadado parte do valor para custear a nova área e as instalações.