Caxias do Sul

Caxias do Sul amplia rede da agroindústria familiar

Mais novo empreendimento, da família Vidor, está localizado no distrito de Santa Lúcia do Piaí

Caxias do Sul amplia rede da agroindústria familiar
Foto: Samuel Maciel/Divulgação

A Dolci Rocorddi é o mais novo empreendimento da agroindústria familiar em funcionamento de maneira formal em Caxias do Sul. À frente do negócio estão Giovana Inês Vidor e sua mãe, Anna Silvestre Vidor, que contam com o apoio dos demais integrantes da família: o pai Jatir, responsável pelo projeto e construção do prédio, da irmã Angelita e do irmão Maurício. Na manhã de sábado (17), a família recebeu convidados e amigos para a inauguração da agroindústria, que terá foco na elaboração de pães, biscoitos, chimias, geleias, conservas, compotas de doces e antepastos. Entre as geleias, destaque para figo, morango e uva.

O empreendimento está estruturado em propriedade que pertencia aos avós de Giovana, Guerino e Angelita, na Rua Padre Ari Camelo, 1.400, na Linha São Paulo, no distrito de Santa Lúcia do Piaí. Também vem das raízes familiares a inspiração do novo negócio, pois os antepassados, em especial a avó, tinham a gastronomia como talento nato. “Dolci Ricorddi significa doces recordações. Por isso, queremos resgatar e valorizar o legado que nos foi deixado”, comentou Giovana, que optou por deixar atividades profissionais que tinha no meio urbano para dedicar-se integralmente ao negócio.

A mãe Anna lembrou as dificuldades enfrentadas para vencer a burocracia e instalar a agroindústria. “Pensei em desistir, mas a Giovana persistiu. Conseguimos, com o apoio de várias pessoas, as liberações que eram necessárias para o funcionamento”, registrou.

Lucimara Rodrigues, coordenadora regional do Programa Estadual da Agroindústria Familiar, enfatizou a importância de o jovem permanecer na propriedade rural para dar continuidade ao que foi construído por gerações passadas. Comentou que para o próximo ano, a Dolci Ricorddi poderá beneficiar-se de recursos do programa para qualificar-se ainda mais. “Temos incentivos de 80% a fundo perdido. O restante cabe ao empreendedor”, sinalizou.

O secretário da Agricultura de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto, assinalou que as agroindústrias também têm uma grande capacidade para o desenvolvimento do turismo, citando que a Dolce Ricorddi está localizada nos Caminhos de Caravaggio, que une os santuários de Canela e Farroupilha por um percurso de 217 quilômetros. “Por isso, será importante ajudar com melhorias na infraestrutura da estrada”, destacou. Também informou que a Prefeitura está próxima de concluir a elaboração de uma lei que trará uma série de benefícios às agroindústrias. “Temos o compromisso de simplificar e agilizar os regramentos para formalização destes empreendimentos”, garantiu.

Gerente-adjunto da Emater Regional, Gilberto Bonatto, destacou que a região de 49 municípios atendida pelo órgão tem 285 agroindústrias, sendo 60 vinícolas coloniais. Segundo ele, Caxias do Sul tem um grande potencial para explorar nesta área. “Uma das prioridades da Regional é incentivar as agroindústrias, pois elas agregam valor à propriedade e promovem a sucessão familiar, tão importante para a continuidade dos negócios no meio rural”, enfatizou.

O empreendimento contou com acompanhamento da Emater/Ascar – RS, por meio do Programa Sabor Gaúcho e apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul. O Sebrae RS tem oferecido subsídios para a gestão do negócio. O ato foi acompanhado polo subprefeito de Santa Lúcia do Piaí, Nilo Calgaro; coordenador distrital Silvano Zanotto; coordenador do Primeiro Distrito, Altemir Zanardi; extensionista rural da Emater de Caxias do Sul, Mauro Tessari; assistente técnico regional da área de agroindústrias da Emater Regional, Ricardo Capelli; e Aldoir Bolzan de Moraes, do Sebrae.