
O Município de Caxias do Sul formalizou a adesão ao projeto IDEA – Iniciativa da Defensoria de Escuta no Acolhimento. A importância central do programa é levar a Defensoria Pública até as instituições de acolhimento para ouvir as crianças e adolescentes em um ambiente mais adequado. A proposta é identificar sentimentos e necessidades que muitas vezes não são expressos nos ambientes formais dos tribunais.
O termo de compromisso foi assinado pelo prefeito Adiló Didomenico e pelo presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Mauro Trojan. Pela Defensoria Pública do RS, assinaram o defensor da Regional de Caxias, Raphael Varella Coelho, e o subdefensor público-geral Jaderson Paluchowski.
Programa IDEA na prática
Durante as visitas, defensores e técnicos vão usar linguagem simplificada para explicar o andamento de processos de destituição familiar, adoção ou apadrinhamento. O objetivo é fortalecer vínculos e garantir que os jovens sejam vistos e ouvidos como sujeitos de direitos, e não apenas como partes em um processo judicial.
Em Caxias do Sul, o projeto terá abrangência total na rede de acolhimento. A atuação vai ocorrer nos quatro abrigos, nas 12 casas-lares e no Programa Família Acolhedora, todos mantidos pela FAS, assegurando direitos fundamentais a um público em situação de vulnerabilidade.