Na manhã deste sábado, 20 de julho, os metalúrgicos e metalúrgicas de Caxias do Sul e região aprovaram, por unanimidade, a proposta apresentada pelo sindicato patronal. Entre as principais conquistas está o reajuste salarial de 4%, retroativo à data base de 1º de junho. Além disso, foram aprovados o auxílio-creche para filhos de trabalhadores e a redução de 2% no valor descontado do vale-transporte, que passará de 3,5% para 1,5% do salário. Também foi assinado um documento que reconhece a diretoria do sindicato nas empresas.
Durante a assembleia geral, o presidente Assis Melo destacou que se trata de “um acordo histórico para a categoria metalúrgica.” As conquistas deste ano são uma continuidade das demandas da Campanha Salarial de 2023, quando, após mediação do TRT 4 em Porto Alegre, foram obtidos um reajuste salarial de 6% e a elevação do piso da categoria em quase 10%, alcançando R$ 1.900,00. No entanto, as reivindicações do auxílio-creche e a redução do vale-transporte, que já estavam na pauta do ano passado, foram adiadas para o dissídio de 2024.
Auxílio-creche para Filhos de Trabalhadores
Anteriormente, apenas as crianças cujas mães eram metalúrgicas tinham direito a esse benefício. A partir de janeiro de 2025, filhos de metalúrgicos também serão contemplados, garantindo o direito ao auxílio-creche até os 5 anos de idade.
Redução do Desconto do Vale-Transporte
Embora seja uma obrigação legal, o desconto de 3,5% no salário dos trabalhadores impacta significativamente o orçamento dos metalúrgicos. Com a nova conquista, a partir de julho deste ano, o desconto será reduzido para 1,5%.
De acordo com a legislação, os empregadores podem descontar até 6% do salário fixo para o vale-transporte. Em Caxias do Sul e região, a luta das campanhas salariais anteriores já havia reduzido esse valor para 3,5%. Com o dissídio de 2024, essa redução será ainda maior, proporcionando um alívio financeiro significativo para os trabalhadores.