O Tribunal Regional Eleitoral julga na próxima terça-feira (17 de agosto) o processo de cassação da chapa formada por Diogo Siqueira (PSDB) e Amarildo Lucatelli (PP), atual gestão da Prefeitura de Bento Gonçalves. Eleitos em 2020, eles respondem a um processo por abuso de poder econômico no qual teria havido intervenção do então prefeito Guilherme Pasin para promover a chapa que sucederia o seu governo.
Na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (11527) Nº 0600907-10.2020.6.21.0008 / 008ª A COLIGAÇÃO BENTO UNIDO E FORTE (MDB, PL e PATRIOTAS) consta que “a representante, que o investigado Guilherme Rech Pasin, Prefeito Municipal de Bento Gonçalves, vem praticando, durante todo o pleito eleitoral de 2020, condutas vedadas pela legislação eleitoral em favor da candidatura dos investigados Diogo Segabinazzi Siqueira e Amarildo Lucatelli, candidatos a prefeito e vice-prefeito municipal de Bento Gonçalves pela Coligação Gente Que Faz Bento”.
A juíza Romani T. B. Dalcin julgou parcialmente procedente a representação e determinou a cassação do diploma das candidaturas dos eleitos em novembro de 2020. Ocorreu recurso dos envolvidos e o caso terá decisão final com o julgamento do TRE, por isso a diplomação e a posse prosseguiram. A sessão começa às 14h e pode ser acompanhada pelo youtube.