Os casos de Covid-19 tem se mantido estabilizados em Farroupilha nas últimas semanas. Atualmente no município existem 64 casos ativos. Apenas uma pessoa está internada por conta da doença, porém sem gravidade.
Desde o início da pandemia, 19.467 casos foram registrados, com 218 óbitos até o momento. Essa estabilização tem sido possível em razão da vacina para combater a doença e também a maior conscientização das pessoas, que estão aprendendo a conviver com esta doença.
A reportagem do Grupo RSCOM entrou em contato com a diretora Geral da secretaria da saúde de Farroupilha, ela que falou sobre os cuidados que devem seguir sendo tomados, e também do futuro da população em convivência com o vírus:
“Hoje não mais obrigatório o uso de máscara em lugar nenhum, o uso da máscara deve ser da consciência de cada um. Se eu acordei com coriza, estou congestionada, com dor de garganta, que também é muito relativa, para um pode ser esses sintomas mas para outro pode ser uma indisposição, um gastrointestinal, dor no corpo. Mas nunca mais uma gripe vai ser apenas uma gripe, a gente sempre vai pensar, será que é covid?, então na dúvida até consultar e ai tem aquela janela de tempo que tem que esperar para fazer o teste e dar um falso negativo, nesse período a importância das pessoas saber que tem que proteger os outros”, enfatizando sobre o uso de máscara em ambientes fechados, ou até o isolamento em alguns casos.
No final de 2022, houve uma crescente no número de casos registrados de Covid no município, o que gerou uma preocupação na população.
Atualmente no município estão sendo aplicadas as vacinas bivalentes, estas que desde ontem (15), disponíveis para pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos e indígenas de 12 anos e mais anos. Cada dose dessa vacina custa mais de R$ 300, por isso existe o cuidado com a otimização para que todas as vacinas sejam aplicadas.
Números da Covid-19 em Farroupilha
Casos registrados: 19.467 / mulheres: 10.619 / homens: 8.848
Casos ativos: 64
Casos recuperados: 19.184
Óbitos: 218
Vacinas aplicadas: 166.844
1ª dose: 61.083
2ª dose: 57.088
3ª dose: 35.770
Dose única: 2.967