Começou nesta quarta-feira, 1º de dezembro, em Porto Alegre, o julgamento dos quatro réus denunciados pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) por homicídio com dolo eventual cometido contra 242 pessoas em janeiro de 2013, na tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria. Marcelo de Jesus dos Santos, Luciano Bonilha Leão (integrantes da banda Gurizada Fandangueira ), Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann (sócios da boate) respondem também por 636 tentativas de homicídios. Outras 47 pessoas respondem ou responderam judicialmente em processos movidos pelo MPRS por conta da tragédia.
O MPRS acompanhou o sorteio que definiu os sete jurados que representarão a sociedade no julgamento. Seis homens e uma mulher compõem o Conselho de Sentença. Além dos promotores de Justiça que atuarão em plenário, Lúcia Helena de Lima Callegari e David Medina da Silva, estiveram presente o procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, e o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MP, Júlio César de Melo.
Conforme Júlio Melo, que esteve ao lado dos promotores durante a definição do Conselho de Sentença, “o início do julgamento é fruto do incansável trabalho de vários procuradores de Justiça, promotores e servidores durante esses quase nove anos. Nossa atuação, pautada pelo rigor técnico e pela busca da justiça agora será exercida no plenário, onde seguimos acompanhando os importantes e sensíveis atos iniciais do julgamento”.
A partir das 13h, começarão a chegar ao Fórum Central de Porto Alegre os sobreviventes que serão ouvidos em plenário. Acompanhe a atuação do Ministério Público do Rio Grande do Sul no site da instituição e nas redes sociais:
twitter.com/mp_rs
instagram.com/ministeriopublicors
facebook.com/mprgs
O julgamento também será transmitido pelo canal do Tribunal de Justiça do RS no YouTube.