Um caso de racismo é investigado em uma escola municipal do bairro Petrópolis, em Caxias do Sul, após uma menina, de apenas 8 anos, relatar para a família que alguns colegas vem falando de seu cabelo dentre outros constrangimentos, ocorrido nos últimos meses.
Conforme relatos da mãe da vítima, a filha foi alvo de racismo pela segunda vez em sala de aula, chamada de “macaca” por um colega. A primeira ocorrência teria sido no intervalo. Além disso, a mãe ainda destaca que a escola tem conhecimento dos atos e não tomou providências, caso que resultou em um registro de boletim de ocorrências.
Procurada pela equipe de reportagem, a Secretaria Municipal da Educação (SMED), por meio de nota, informou que já possui conhecimento do caso e será investigado. Conforme a nota, “A SMED tomou conhecimento do assunto extra-oficialmente durante o feriado. Na manhã de hoje está fazendo contato com a escola. Também irá acompanhar o assunto por meio da CIPAVE e também junto ao Grupo QuErer, vinculado à Secretaria e que desenvolve ações específicas de conscientização, praticas e projetos de combate ao racismo”.