Comportamento

Casas são retiradas de área irregular na Linha Paese, em Farroupilha

ÁREA INVADIDA FARROUPILHA
Foto: Divulgação


Por conta de uma reintegração de posse do DAER, em uma área irregular na localidade de Linha Paese, às margens da VRS-813 em Farroupilha, moradores acabaram perdendo suas casas. Duas delas foram demolidas já no início deste mês.

Conforme um dos moradores que teve sua casa destruída, cerca de 15 moradias estão na localidade, e segundo ele a promessa do DAER é de retirar todas elas, uma de cada vez. Muitas dessas pessoas não tem para onde ir, tendo inclusive crianças e pessoas mais velhas morando ali.

Essa reintegração se deu por conta, segundo o DAER, de “uma decisão judicial que visa a manutenção de posse da faixa de domínio da rodovia”, e ainda segundo o órgão “Na medida em que são expedidos os mandados de reintegração, caso o réu não faça o desmanche voluntário, a retirada é compulsória”.

O morador que contatou a reportagem do Grupo RSCOM revelou que o DAER já vinha notificando os moradores sobre esta reintegração há pelo menos quatro anos. Segundo ele, algumas pessoas moram no local fazem 35 anos.

Segundo Janete Strassburger, oficial de justiça que acompanha o caso, “ainda não existe uma data certa para ocorrer as outras desocupações, dependendo ainda de uma ação conjunta do Estado, do município e do judiciário”, porém essa ação vai acontecer.

O próprio morador demoliu sua casa, tendo assim a oportunidade de ao menos retirar alguns materiais como telhas.

Segundo o secretário de Habitação de Farroupilha, Jorge Cenci, alguns moradores que tiverem sua residência demolida poderão ser atendidos no Albergue Municipal.