A 16ª edição do Casamento Comunitário reuniu mais de 1000 familiares, padrinhos e amigos na Vila Olímpica da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A iniciativa da prefeitura de Caxias do Sul, União das Associações de Bairros (UAB), Foro da Comarca de Caxias do Sul e Cartórios de Registro Civil, com apoio da UCS, viabilizou o sonho de que deseja formalizar e abençoar a união.
Sob a bênção do pastor Arno Quevedo e do Frei Jaime Bettega, 92 casais de baixa renda legalizaram a união civil de forma gratuita. O prefeito Adiló Didomenico destacou que nem a situação de emergência do município em função da chuva abalou este momento de alegria: “Trabalhamos a noite toda, cancelamos agendas, e graças a Deus não temos nenhuma vítima. Temos de comemorar esse momento com todos vocês”.
A diretora do Foro da Comarca de Caxias do Sul, juíza Joseline Mirele Pinson de Vargas, mencionou a satisfação de participar desse momento. “Este projeto revela a responsabilidade social do Judiciário e a proximidade com a comunidade”, afirmou.
A professora Michele Diel, representando a reitoria da UCS, lembrou que casar e constituir família são direitos garantidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e lembrou que o apoio ao evento está em sintonia com o caráter comunitário da Universidade. “Esta é uma ação social importantíssima”, destacou.
O momento foi de forte emoção para a coordenadora do Casamento Comunitário, Rojane Branco, ao lembrar a morte de uma das noivas que se preparava para este dia. Também prestigiaram o evento a deputada federal Denise Pessôa, o presidente da Câmara de Vereadores, Zé Dambrós, os vereadores Tatiane Frizzo, Lucas Diel, Olmir Cadore e Renato Oliveira.