
A Casa de Passagem localizada no Bairro Maria Goretti em Bento Gonçalves, voltou a funcionar a partir da noite desta quinta-feira (11).
Desde o último dia 22 de março, moradores em situação de rua do município vinha sendo abrigados no Ginásio Ivo Chies, no Bairro Ouro Verde.
Segundo informações da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES) de Bento Gonçalves, durante todo o período no qual a estrutura foi utilizada, mais de 90 pessoas foram abrigadas.
O ginásio vinha sendo utilizado em substituição a casa de passagem devido ao fato de ser um espaço mais amplo e poder abrigar mais pessoas e com as devidas medidas de distanciamento em função da pandemia.
Mas com o desligamento de uma série de pessoas do serviço social, algumas delas por não cumprirem as normas de distanciamento e isolamento social, outras por terem encontrado moradia e outras por terem retornado a sua cidade de origem, a estrutura da casa de passagem pôde ser retomada.
O Secretário Interino de Esportes e Desenvolvimento de Bento Gonçalves Wagner Dalla Valle falou sobre a retomada da utilização do espaço:
“Em função do panorama da pandemia do Coronavírus, sentimos a necessidade de termos um espaço para ocupar a estrutura no Ginásio Ivo Chies, oferecendo três refeições diárias e todas as condições necessárias para o confinamento de moradores de rua e também pessoas que estavam de passagem pelo município. Agora com o desligamento de uma série de pessoas do serviço social, por diversas razões, retomamos as atividades na casa de passagem”, afirmou.
O Secretário afirmou também, que cinco pessoas que estavam abrigados no Ginásio e que fazem parte do grupo de risco da Covid-19, seguirão sob monitoramento e cuidados antes de retornar para os seus destinos.