Na manhã desta segunda-feira(26) o Cartório Eleitoral de Caxias do Sul realizou uma auditoria nas urnas, para conferir os dados dos candidatos e eleitores do município. Esse processo de simulação faz parte da geração de mídias, o prazo se encerra neste inicio de semana para o carregamento de todos os dados.
Durante a ação foram escolhidas três urnas eletrônicas para teste. Uma para cada Zona Eleitoral. Esse ato foi realizado com a presença de entidades como OAB e Ministério Público, além de imprensa e eleitores. As urnas foram ligadas, já estavam carregadas com os dados. Em primeiro lugar foram realizados os testes de teclado e impressão dos relatórios.
O público presente simulou uma votação, utilizando a colinha do TSE para anotar os números dos candidatos. Após um funcionário do cartório em cada urna fez a mesma ação de votar. Após houve uma conferência dos 30 votos, garantindo que tudo foi registrado. Os votos testados passaram por candidatos, legendas, nulos e em branco.
O chefe da 169ª Zona Eleitoral de Caxias do Sul, Edson Borowski, reforçou a importância de cuidar o cargo que está votando e os números que aparecem antes de apertar a tecla Confirma. Borowski comentou que para deputados estaduais e federais é possível votar na legenda. Já de Senador, Governador e Presidente você deve completar a quantidade de números necessários para confirmar o voto.
Ele também salientou que as pessoas que tem porte de arma, não poderão ir armados nas eleições, pela lei é 100m do local de votação. E, não é possível levar o telefone para a cabine de votação, haverá um espaço onde o eleitor deixará o seu aparelho telefônico na visão dos mesários.
No dia 28 de setembro as urnas serão religadas para conferir data, hora e funcionamento. No sábado, primeiro de outubro, todas as urnas serão levadas para os locais de votação, ainda na parte da manhã.
Em Caxias do Sul temos três zonas eleitorais, a 16ª possuí 54 locais de votação com 366 seções, a 136ª há 53 locais, contemplando 364 sessões e a 169ª é a maior com 55 locais e 368 seções. Ao total 343.453 pessoas aptas a votar. Serão convocados para trabalhar no dia 2 de outubro, nestas três zonas eleitorais 341 administradores de prédio, 4.376 mesários e 112 auxiliares de eleições.
Na 16ª o juiz responsável é o Dr. João Pedro Cavalli Júnior, a juíza da 136ª é a Dra. Taise Velasquez Lopes e da 169ª é o Dr. Sérgio Fusquine Gonçalves.
Fotos: Paula Brunetto / Grupo RSCOM