Caxias do Sul

Cartório Eleitoral caxiense inicia inserção de mídias em urnas eletrônicas

Mídias irão carregar as informações nas urnas eletrônicas (Foto: Maicon Rech)
Mídias irão carregar as informações nas urnas eletrônicas (Foto: Maicon Rech)

O Cartório Eleitoral de Caxias do Sul começou na manhã desta quarta-feira (19), a geração de mídias das urnas eletrônicas para as eleições 2018. Este é um dos primeiros passos de preparação e inclusão de candidatos e eleitores nos equipamentos.

Mídias irão carregar as informações nas urnas eletrônicas (Foto: Maicon Rech)

Inicialmente, há a mídia de carga. Nela, estão todos os registros entre fotos, sessões, postulantes aos cargos eletivos e votantes. Após, é inserida a mídia de votação com dados da eleição. O sistema colhe as informações e estas são remetidas às urnas, que são lacradas até 7 de outubro. A última mídia é a de resultado (pen drive).

Apenas os juízes eleitorais responsáveis por cada zona possuem uma senha de acesso para liberação a inserção de dados no sistema. São eles: Milene Fróes Rodrigues Dal Bó (169ª), Sílvio Viezzer (136ª) e Darlan Elis de Borba e Rocha (16ª).

De acordo com o chefe do cartório de Caxias, Edson Borowski, este é um primeiro momento oficial, de nível nacional, do tratamento dos dados que estão presentes em cada sessão eleitoral. No município, são 1.088 urnas.

“Acontece em todo o Brasil. A oficialização é em todos os cartórios eleitorais. A partir deste momento, damos a largada para a preparação das urnas. Hoje, durante todo o dia, ficaremos gerando as mídias. Na sexta, já começa a preparação das urnas e, no final da próxima semana, este processo todo deve estar encerrado com a auditoria nas urnas eletrônicas com a inspeção dos dados dos candidatos e eleitores. Há um ano estes arquivos foram colocados à disposição dos partidos, da comunidade, Polícia Federal e várias entidades que puderam auditar estes programas com os códigos. Nos últimos seis meses, esses códigos foram fechados e colocados à disposição de todas essas instituições no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, conclui.

Juízes eleitorais, como é o caso da magistrada Milene, são os únicos com as senhas para liberação dos dados do sistema do TSE (Foto: Maicon Rech)

Na sexta (21), será feita a carga das urnas eletrônicas, onde são inseridas data e hora. Toda a informação é por sistema informatizado. O processo todo vai até o dia 28 de setembro.

Mesários

Em Caxias do Sul foram convocados 4.638 mesários. Em todas as sessões, estão 4.352.