Funcionários da Justiça Eleitoral e de outros órgãos públicos finalizaram pouco antes das 12h deste sábado (27) a distribuição das urnas nos locais de votação para a eleição deste domingo em Caxias do Sul. A votação, que vai eleger presidente e governador, inicia às 8h e segue até as 17h. Ao todo, 322.901 eleitores estão aptos a votar na cidade.
Segundo o chefe da 169ª Zona Eleitoral de Caxias do Sul, Edson Borowski, todas as urnas foram ligadas na manhã deste sábado para verificação dos dados. O trabalho de distribuição e verificação foi concluído às 11h40min e nenhuma urna apresentou problema.
Eleitor que não votou no primeiro turno pode votar amanhã
O eleitor que não votou no primeiro turno das eleições pode votar no segundo turno, desde que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral, com título eleitor ativo. Se o título estiver cancelado ou suspenso, o eleitor não pode votar.
De acordo com a Justiça Eleitoral, cada turno de votação é considerado como uma eleição independente. Por isso, se o eleitor não compareceu em um turno, não fica impedido de votar no outro. O eleitor que não votou no primeiro turno é obrigado a justificar a ausência. O prazo é de 60 dias após cada turno. Desta forma, se o eleitor não justificou a ausência do primeiro turno até o dia 28, não fica impossibilitado de votar neste domingo, poderá votar. A regra da justificativa vale também para quem não comparecer neste domingo.
Para votar, o eleitor precisa apresentar um documento original com foto.