Brasil

Carteira de trabalho deixa de ser impressa a partir desta segunda-feira

Trabalhador pode fazer o download do aplicativo "Carteira de Trabalho Digital" ou seguir o passo no site do governo Federal

(foto: Marcello Casal/Agência Brasil)
(foto: Marcello Casal/Agência Brasil)

A partir desta segunda-feira (16) o cidadão brasileiro que deseja confeccionar a carteira de trabalho pode realizar todo o processo por meio digital, ou seja, não é mais necessário ir a uma agência do Sine/FGTAS. O trabalhador pode fazer o download do aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou seguir o passo no site do governo Federal.

A orientação do coordenador da agência do Sine de Caxias do Sul, Maurício Adamatti, para aqueles que haviam agendado o serviço, é não comparecer. Ele orienta a fazer o download do aplicativo para realizar a digitalização do documento, mas salienta que ainda não é para descartar os documentos físicos.

Ainda serão emitidas carteiras de trabalho no posto do Sine para aqueles possuírem cadastros de empresas no Microempreendedor Individual (MEI) e não estiverem no E-Social. Nestes casos, o trabalhador precisará comprovar, por meio de documentação, que a empresa ainda não está no E-Social.O prazo para cadastramento na nova plataforma encerra em Janeiro. O cidadão que não tem acesso à internet pode se dirigir até a Av. Júlio de Castilhos, 1478, no Centro, para receber orientações e emitir a carteira de trabalho digital.