Comportamento

Carreata da enfermagem na Serra Gaúcha já passou por Bento Gonçalves e Farroupilha

Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM
Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM

Na manhã deste sábado (9), iniciou a carreata da enfermagem da Serra, que tem como objetivo uma manifestação em apoio ao Projeto de Lei (PL) 2564, visando instituir o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem e da parteira.

A ação iniciou 9h, no Município de Bento Gonçalves, na Praça da Planalto, com muitos carros e caminhão estendendo uma faixa em apoio a carreata, além de diversos balões de cor verde branco pendurado nos veículos.

Foto: Dayan Santarosa / Grupo RSCOM

Em seguida, a carreata chegou em Farroupilha e se encontrou com mais profissionais da área da saúde, visando dar sequência até o município de Caxias. A reportagem do Grupo RSCOM conversou com o Dr. Thiago Brunet ginecologista vereador do município, que explicou o apoio a esta manifestação:

” Viemos aqui manifestar o nosso apoio de forma democrática, pacífica, justa e merecida a estes profissionais. Durante o momento que todas as pessoas foram para as suas casas se proteger, estas pessoas ficaram ali, na linha de frente. Cuidando e salvando a vida das pessoas por isso, por muitas vezes perdendo a suas próprias vidas. A gente entende que o salário é muito inferior ao que realmente é merecido. “ manifesta o médico e vereador Brunet.

Ele também explana que o principal desejo é que os senadores possam estar olhando para estes profissionais e possam aprovar esse PL 2564.

“Essa carreata é um grito, de uma pequena parcela da sociedade no município de Farroupilha e nós precisamos que Senadores entendam a necessidade desta profissão haja visto que a maioria das pessoas que estão nesta manifestação são mulheres, e elas tem que ter uma jornada de trabalho digno,  com que elas possam ter também, qualidade de vida e é isso que a gente pede, que esses profissionais possam  ter um salário digno que é de R$7.300 para os enfermeiros e R$5.100 para os técnicos. “ expõe Brunet.

Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM

A carreata ainda percorre por Caxias do Sul e, por último, está prevista a chegada em Flores da Cunha às 12h, na Praça Matriz. De acordo com os organizadores da carreata, o objetivo é reunir o maior número de carros em todo o trajeto.

O PL é de autoria do Senador Fabiano Contarato (REDE), na qual ressalta a importância da atividade da enfermagem e suas atividades auxiliares, sendo uma categoria de profissionais abnegados, que colocam em risco a própria saúde para salvar vidas de outras pessoas.

Confira o vídeo em que os organizadores explicam como funcionará a carreata e também o propósito de tal ação.