Essa semana eu conversava com uma amiga e ela me alertou: tu deve estar perdendo seguidores em teu Instagram, pois tuas postagens não tem foco. Ora tu escreve sobre maternidade, ora relacionamento, às vezes sobre vida com propósito, depois vai lá e redige um texto de empreendedorismo.
Errada ela não está! Sou espontânea. Nem tudo o que faço em minha vida e nas redes sociais é planejado. Será que o mundo está preparado para pessoas autênticas, que não seguem um padrão ou simplesmente uma linha de produção?
Será que estamos tão longe assim do modelo vivido no filme Tempos Modernos, escrito e dirigido por Charlie Chaplin? Em uma das cenas mais populares do cinema internacional, seu personagem tem uma única e cansativa função: rosquear pares de parafusos.
Imagine você diariamente, exercendo a mesma atividade repetitiva, e ainda sendo cobrado por produtividade e desempenho. Conseguiu parar e pensar?
Agora se veja nos dias atuais. Sendo “obrigado” a postar os mesmos assuntos diariamente ou a foto perfeita para agradar os seguidores? Tendo que segurar a fome para, antes de atacar o prato, clicar a comida para publicar nas redes sociais?
Infelizmente, muitos de nós vivem o “Dilema das Redes”, título inclusive de um documentário que aborda questões como o uso exagerado do celular e das redes sociais.
Se no passado rosqueávamos parafusos, hoje nos deparamos postando as mesmas coisas todos os dias, simplesmente para agradar o nosso público, não perder seguidores e ganhar curtidas.
Quem sabe a expressão latina Carpe Diem, que significa aproveite o dia, aprecie o presente e o agora, poderia não estar apenas tatuada em tantas peles e posts, mas sim em nossas atitudes.