NOVA ONDA DE CALOR

Carnaval no RS será em meio ao calor intenso

O calor intenso deve persistir na primeira semana de março

O pior momento do calor no RS deve ocorrer entre esta segunda (24) e a quarta-feira (26). (Foto: Getty/Images)
O pior momento do calor no RS deve ocorrer entre esta segunda (24) e a quarta-feira (26). (Foto: Getty/Images)

A semana inicia sem chuva e com alertas para nova onda de calor no Rio Grande do Sul. A MetSul Meteorologia alerta que a onda será longa, vai ganhar força e deve invadir o mês de março com possibilidade de temperaturas muito altas.

A previsão da MetSul indica que o pior momento do calor no RS deve ocorrer entre esta segunda (24) e a quarta-feira (26), na maior parte das cidades, e ainda no próximo final da semana, em parte do estado, com máximas próximas, ao redor e acima de 40ºC em grande número de municípios. As regiões que mais devem sofrer com o calor são o Oeste, Noroeste, o Centro, a Campanha, o Sul, os vales, e Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), além da capital.

Na segunda metade da semana, o aumento de nuvens e a ocorrência de pancadas de chuva devem fazer com que as máximas fiquem menores em diversas cidades. Contudo, ainda deve seguir calor no território gaúcho, com tardes quentes e bastante abafadas, o que vai favorecer as pancadas com temporais isolados.

A nova onda de calor que se inicia no Rio Grande do Sul será muito longa, vai ganhar força e deve invadir o mês de março, alerta a MetSul Meteorologia. Esta segunda onda de calor de fevereiro – a primeira durou entre os dias 2 e 12 deste mês – está associada a uma bolha de calor entre a Argentina, Uruguai, Paraguai e o Rio Grande do Sul, afetando ainda parte de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

O episódio atual da onda de calor acima da média, o segundo deste mês de fevereiro, tende a ser longo. É o que indica a grande maioria dos modelos de previsão do tempo que tem projeções para 10 a 15 dias analisados pela MetSul. Modelos usados internacionalmente, como o norte-americano GFS da NOAA ou o ECWMF do Centro Meteorológico Europeu, apontam que o calor intenso deve persistir na primeira semana de março, ou seja, o Carnaval no Sul do Brasil será em meio ao calor intenso.

Embora a tendência seja de temperaturas muito acima da média por um longo período, em alguns dias as pancadas de chuva e até mesmo temporais podem fazer com que as máximas não sejam tão altas em algumas cidades, mas trata-se de um alívio local e temporário.