O governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou no final da semana passada que dois deputados estaduais eleitos pelo MDB/RS vão assumir o comando de secretarias estaduais. Juvir Costella, retorna à secretaria de Logística e Transporte, e Beto Fantinel, na Assistência Social.
As indicações vão impactar na bancada na próxima legislatura da Assembleia, abrindo vagas para os dois primeiros suplentes, que são eles: Rafael Braga Librelotto e Carlos Búrigo, que é deputado estadual, mas ficou na segunda suplência.
Até o momento, o governador eleito, Eduardo Leite, já anunciou 14 nomes do primeiro escalão do governo, que poderá chegar a 27. Parte dos anúncios representa apenas a manutenção de atuais secretários. A expectativa é concluir a composição até o final desta semana, antes da posse, no dia 1º de janeiro de 2023.
Lista dos secretários já anunciados
- Artur Lemos (Casa Civil). Lemos ocupa o cargo desde 2021. Entrou no governo em 2019, quando comandou a pasta de Meio Ambiente e Infraestrutura.
- Eduardo Cunha da Costa (PGE). Iniciou a carreira na Procuradoria-Geral do Estado em 2007 e é procurador-geral do RS desde 1º de janeiro de 2019.
- Raquel Teixeira (Educação). No cargo desde abril de 2021, Raquel foi, nos últimos 20 anos, secretária de Educação, de Ciência e Tecnologia, de Cultura, de Cidadania e de Esporte em Goiás.
- Tânia Moreira (Comunicação). Já ocupou esse cargo na primeira gestão de Leite e também foi secretária de Comunicação da prefeitura de Porto Alegre em 2017.
- Luciano Boeira (Casa Militar). Atual chefe de Gabinete da Casa Militar, o coronel está na Brigada Militar desde 1993.
- Pricilla Maria Santana (Fazenda). Primeira mulher a assumir a Secretaria da Fazenda, ela é subsecretária de Relações Financeiras Intergovernamentais da Secretaria do Tesouro Nacional.
- Sandro Caron (Segurança Pública). Gaúcho, atua como delegado da Polícia Federal. Em 2011, assumiu o cargo de superintendente da PF no Ceará e, em 2013, assumiu o cargo no RS. É Secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará.
- Izabel Matte (Obras Públicas). Foi secretária de Planejamento Estratégico e Orçamento de Porto Alegre e é a atual secretária-adjunta de Planejamento, Governança e Gestão.
- Beto Fantinel (Assistência Social). Foi eleito para um segundo mandato como deputado estadual pelo MDB.
- Arita Bergmann (Saúde). Foi secretária da Saúde na gestão de Leite em Pelotas e, em 2019, voltou a ser titular da Secretaria Estadual da Saúde, cargo que ocupa atualmente.
- Ronaldo Santini (Desenvolvimento Rural). É deputado estadual eleito pelo Podemos. No atual governo, foi secretário de Turismo e agora é secretário extraordinário de Apoio à Gestão Política e Administrativa.
- Juvir Costella (Logística e Transportes). Reeleito deputado estadual pelo MDB, foi secretário de Logística e Transportes do Estado na atual gestão.
- Beatriz Araújo (Cultura). Foi duas vezes secretária de Cultura de Pelotas e é desde 2019 secretária estadual da Cultura.
- Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico). É deputado estadual eleito para o seu quarto mandato. Assumiu a pasta da Agricultura, em 2015.
Os cargos que ainda estão abertos
- Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão;
- Secretaria de Turismo;
- Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia;
- Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação;
- Secretaria do Esporte e Lazer;
- Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura;
- Secretariade Trabalho e Desenvolvimento Profissional;
- Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo;
- Secretaria de Justiça, Cidadania e, Direitos Humanos;
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano;
- Secretaria de Parcerias e Concessões;
- Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária;
- Secretaria Extraordinária (ainda será definida)