Carlos Barbosa

Carlos Barbosa decreta situação de emergência devido a desabastecimento

Carlos Barbosa decreta situação de emergência devido a desabastecimento


Em consequência aos problemas causados com o desabastecimento resultante da greve dos caminhoneiros, que chega ao quinto dia nesta sexta-feira, dia 25, a prefeitura de Carlos Barbosa declarou situação de emergência no município. De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Evandro Zibetti, a paralisação prolongada dos caminhoneiros está afetando a prestação dos serviços públicos.

Evandro Zibetti decretou emergência (Foto: arquivo)

“Os serviços são afetados em razão do desabastecimento e escassez de insumos no âmbito do município, ocasionando prejuízos de grande repercussão”, afirmou, referindo-se ao desabastecimento de combustível dos reservatórios da prefeitura e dos postos de combustível do município e o risco de graves prejuízos nos serviços de alocação e transporte dos resíduos sólidos, serviços de saúde e transporte público, por exemplo.

Assim, durante a vigência do decreto, as obras que necessitem do apoio das máquinas pertencentes ao patrimônio municipal serão suspensas. O Município buscará priorizar o abastecimento de combustível para transportes essenciais, tais como ambulâncias e recolhimento de resíduos sólidos urbano.

Além disso, informamos que as escolas de educação infantil não serão afetadas até a próxima quarta-feira, 30. Já, no ensino fundamental, as linhas atendidas pela empresa Santa Luiza Turismo, que compreende as localidades de Forromeco, Santa Luiza, São Luiz, Desvio Machado, Torino, São José, Morro do Macaco e Paraguaçú, bem como as linhas 6M (Bairro Navegantes), 6T – (Bairro Navegantes), 6M1 (Bairro Aparecida), 6T1 (Bairro Aparecida), 29T (Santo Antônio de Castro) serão suspensas a partir desegunda-feira, 28, mas as aulas nas escolas da rede municipal acontecerão normalmente.

Da mesma, as rotas de estudantes universitários atendidas pela empresa Santa Luiza Turismo, para as cidades de Garibaldi, Farroupilha, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Canoas, não estão sendo realizadas desde meio-dia desta quinta-feira, 24, sem previsão de retorno, visto que a empresa não está recebendo o combustível para abastecer sua frota. E, as linhas do transporte coletivo urbano também estão interrompidas.