Cidades

Capacitações sobre Nota Fiscal Fácil para produtores rurais iniciam por São Francisco de Paula, na Serra

Obrigatoriedade de emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) foi adiada para 2 de janeiro de 2025

Nota Fiscal Fácil
Foto: Divulgação / Emater RS

O aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF), desenvolvido para facilitar a emissão de documentos fiscais por produtores rurais, está ganhando crescente adesão no Rio Grande do Sul. A obrigatoriedade de emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) foi adiada para 2 de janeiro de 2025, quando esses documentos substituirão o modelo tradicional da Nota Fiscal do Produtor (modelo 4).

Para preparar os produtores para essa transição, a Emater/RS-Ascar está promovendo uma série de capacitações. Na última semana, foram realizados treinamentos em São Francisco de Paula, incluindo as localidades de Cazuza Ferreira e Lajeado Grande, além da sede do município. As sessões ocorreram nos dias 23, 24 e 25 de julho, orientando 110 produtores rurais sobre o uso do aplicativo Nota Fiscal Fácil.

O contador Éverton Sinei de Lima da Rosa, da Unidade de Cooperativismo de Porto Alegre e do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, conduziu as capacitações em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de São Francisco de Paula. Os participantes aprenderam a baixar o aplicativo desenvolvido pela Procergs, cadastrar dados, emitir notas fiscais e entender os tributos apurados pela ferramenta. O app está disponível tanto para iOS quanto para Android, sendo acessível via login da plataforma gov.br.

Nos meses de agosto e setembro, outras quatro Capacitações sobre Nota Fiscal Eletrônica da Agricultura Familiar estão programadas na região da Serra. No dia 13 de agosto, no Espaço Integrando Artes, em Bom Jesus; no dia 14 em Nova Prata, na Câmara de Vereadores; no dia 20 em Farroupilha, no Núcleo da UCS; e no dia 03 de setembro na Expogramado, em Gramado.  A atividade acontece das 9h às 12h e das 13h30 às 16h, sendo promovida pela Emater/RS-Ascar e parceiros.